Mar avança na praia de Atafona

O mar voltou a avançar na praia de Atafona, em São João da Barra, e derrubou parte do muro de uma casa nesta quinta-feira (21).

Segundo a Defesa Civil, após analisar a tábua de maré, prevendo para essa semana maré de até 1,70, com previsão de ressaca, o órgão utilizou caminhões de areia para formar uma barragem e evitar a chegada da água em pontos mais vulneráveis da praia.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, no entroncamento das ruas Nossa Senhora da Penha com Feliciano Sodré, onde fica a residência que teve parte do muro derrubada, também já foi realizada recentemente contenção com areia e sacos de areia e novas ações emergenciais no local estão previstas.

A areia utilizada foi proveniente da limpeza e manutenção da Avenida Atlântica, para retorno ao mar, atendendo a condicionante da licença ambiental do Instituto Estadual do Ambiental (Inea).

Segundo a Prefeitura, está agendada para o próximo dia 28 uma reunião com Ministério Público Federal (MPF), representantes da sociedade civil, órgãos públicos e especialistas para discutir alternativas para o fenômeno da erosão costeira que seja economicamente viável e ambientalmente sustentável.

O problema do avanço do mar em Atafona é antigo e a erosão acontece desde a década de 60. A água já tomou cerca de 14 quarteirões do distrito.

G1*

De sua opinião