Manifestantes fazem ato a favor de Bolsonaro na Praia de Copacabana com a presença do presidente
Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, foram para a Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, para uma manifestação de apoio ao presidente nesta quarta-feira (7). O presidente chegou ao Rio às 14h e participou de uma motociata, antes de se juntar ao ato em Copacabana.
O ato, no Posto 6, coincide com os festejos, pelas Forças Armadas, do Bicentenário da Independência.
A Avenida Atlântica ficou fechada da Rua Figueiredo Magalhães até a Rua Joaquim Nabuco, e os manifestantes se espalharam no trajeto, ocupando as duas pistas em parte dele.
Tradicionalmente as comemorações cívico-militares são realizadas no Centro, mas este ano ocorreram apenas em Copacabana, que nos últimos anos se converteu em ponto de atos em apoio ao presidente.
Ao menos quatro navios da Marinha ficaram posicionados exatamente na altura do ato do palco cívico-militar. Nas pistas da Atlântica, havia carros de som com religiosos e políticos discursando. A Aeronáutica tambem faz apresentações aéreas.
O presidente e o governador Cláudio Castro subiram ao palco, assim como o senador Flávio Bolsonaro, e outros políticos que apoiam o presidente.
Muitos manifestantes foram vestidos de verde e amarelo e levaram bandeiras do Brasil. Grupos exibiam cartazes antidemocráticos, alguns escritos em inglês, com críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e pedidos para voto impresso com contagem pública.
“Bolsonaro, acione as Forças Armadas e limpe o STF e o TSE“, dizia uma. “Destituição do STF” e “Intervenção federal — fora STF” eram outras.
Chegada com motociata
Bolsonaro chegou ao Rio por volta das 14h ao Aeroporto Santos Dumont, vindo de Brasília. Na capital federal, o presidente participou da parada do 7 de Setembro e discursou.
Tão logo desembarcou, Bolsonaro foi para a concentração de uma motociata, que iria escoltá-lo até Copacabana.
Já no mar do Posto 6, dezenas de motoaquáticas aguardavam o presidente para um cortejo naval.
O 7 de Setembro em Copa
As comemorações pelo Bicentenário da Independência no Rio começaram com uma parada naval e música com bandas militares. Desde cedo, salvas de tiros de artilharia foram executadas no Forte de Copacabana, de hora em hora.
Durante toda a manhã, bandas do Exército tocaram nos bairros do Flamengo, Lagoa, Madureira, Méier, São Cristóvão, Sulacap e Urca.
Às 9h, partiu do mar do Recreio uma parada naval com a participação de navios da Marinha do Brasil e de países amigos, em direção à Baía de Guanabara.
A festa no Posto 6 contou com show aéreo da Esquadrilha CEU e apresentação de bandas de música. Na sequência, a equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Paraquedista, “os Cometas”, reforçada por integrantes da “Equipe Falcão”, da Força Aérea Brasileira, realizou uma demonstração com aterragem na praia.
A Esquadrilha da Fumaça também fez uma apresentação nos céus de Copacabana.
Às 16h, horário aproximado da Proclamação da Independência, a frota da esquadra brasileira e a artilharia estacionada no Forte de Copacabana executou salvas de 21 tiros em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.
G1*