Mais Saúde em SFI: duas ambulâncias e novo setor de apoio e diagnóstico para o Hospital Manoel Carola

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI) entregou duas novas ambulâncias de grande porte 0km para atender aos pacientes do município, além de emitir a ordem de serviço para início das obras de reforma e adaptação do novo setor de apoio e diagnóstico no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas. A solenidade aconteceu na tarde de terça-feira (11), no HMMC.

“Gostaria de destacar todas as melhorias aqui do hospital, como por exemplo, os 22 leitos novos todos com ar condicionado. Antigamente eram ventiladores e as pessoas ficavam no calor e suadas. Agora, proporcionamos mais dignidade e tratamento humanizado aos pacientes. Estou feliz e emocionada com a aquisição do tomógrafo, um dos compromissos que assumi com a população do município. Ressalto que a lei estabelece 15% para serem aplicados na Saúde e nós estamos investindo quase 25%. Nosso trabalho é desenvolver e trazer o melhor para os nossos moradores”, disse a prefeita.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, ao lado da subsecretária da pasta, Thayna Rissa, informou que as duas ambulâncias foram adquiridas com recursos do Fundo Municipal de Saúde, a fim de serem utilizadas na assistência prestada aos pacientes que realizam cirurgias de média e alta complexidade na parte de ortopedia no Rio de Janeiro e em Paraíba do Sul.

“Com a realização da parceria com Itaperuna e a solidificação da referência com o Hospital de Trauma-Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul, houve um acréscimo muito grande na disponibilização de procedimentos cardiovasculares e cirurgias ortopédicas e, por consequência aumento na necessidade de transporte adequado para transferência desses pacientes. No atual governo foram viabilizados 180 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, sendo que 87 só em 2019. Também foram disponibilizados no total 250 procedimentos cirúrgicos cardiovasculares no Hospital São José do Avaí”, revelou Campista, acrescentando:

“É do conhecimento de todos que o atual governo encontrou uma frota de veículos totalmente sucateados e nessa gestão já foram entregues à população cinco ambulâncias grandes, duas vans de 16 lugares e dois veículos para transporte de passageiros”.

Setor de apoio e diagnóstico

Logo depois, a prefeita assinou a Ordem de Serviço para o início das obras de reforma e adaptação da área onde vai funcionar o novo setor de apoio e diagnóstico do HMMC. O setor contará com sala nova de Raio-X, sala de Ultrassonografia, Laboratório de Análises Clínicas, sala para Digitalização de Imagens e sala de Tomografia.

“Em janeiro de 2017 o atual governo encontrou o HMMC em situação precária. Além das péssimas condições de higiene com paredes cobertas por mofo, camas quebradas, falta de medicamentos e materiais, o hospital não dispunha de estrutura mínima para a prestação de atendimento digno à população. Diante dessa realidade, apesar do momento de crise financeira, a atual gestão teve a coragem de formular um projeto de reestruturação completa do HMMC, que foi dividido em quatro etapas”, explicou o secretário.

Segundo Campista, a primeira etapa compreendeu a reforma e reabertura do setor de emergência, incluindo a implantação de quatro leitos de estabilização e criação da emergência pediátrica; a segunda, a reforma e reestruturação completa do setor de internação, que passou a contar com 22 leitos totalmente climatizados por ar condicionado; a terceira, a implantação do setor de apoio de diagnóstico, que teve início nesta terça (11); a quarta e última etapa, será a reabertura do Centro Cirúrgico para realização de pequenas cirurgias.

“Esperamos que com a reestruturação finalizada no HMMC possamos absorver cada vez mais a demanda de Saúde da população de SFI no próprio município, evitando o deslocamento para outras cidades”, finalizou a prefeita.

Estiveram presentes ao evento ainda secretários municipais e outros integrantes do Governo, os vereadores Maxsuel Cocoia, presidente da Câmara; Marquinhos de Santo Amaro, José Pinto, o Pintinho; Luciano Coutinho, Alexandre Barrão, Bebeto Ramos, Jarédio de Azevedo, Eleno de Jesus e Raliston da Conceição, além de moradores do município.

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: