Lontra é resgatada pela Guarda Ambiental em Gargaú

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Guarda Ambiental (GAM), resgatou uma lontra (Lontra longicaudis), em Gargaú, próximo à praia. A ação ocorreu na tarde de domingo (7).

“Moradores acionaram a GAM informando que havia um ratão-do-banhado (Myocastor coypus) na localidade. Ocorre que os guardas ambientais Efrain e Marcos Serejo, chegando ao lugar indicado pelos residentes, constataram tratar-se de uma lontra. O animal, que estava em boas condições de saúde, foi solto num brejo, próximo ao Sítio Dujuca, em Guaxindiba, em seu habitat natural”, explicou a secretária da pasta, Luciana Soffiati, acrescentando:
“A orientação à população ao encontrar algum animal silvestre no município é para acionar a GAM, através do telefone (22) 9.8161-6713, serviço que funciona 24h, durante todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Jamais tente fazer o resgate por conta própria, já que o animal pode se assustar ou se estressar e atacar”.

Características – A lontra é um animal semiaquático e carnívoro, que se alimenta de pequenos mamíferos, peixes, crustáceos, anfíbios, répteis e ovos. Possui hábitos predominantemente noturnos, no entanto, pode ser observada em atividades diurnas.

AscomSFI*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *