Limpeza de canais une INEA, Prefeitura de Campos e Asflucan

A operação Limpa Rio, do INEA, atendendo a pedido da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, está promovendo a limpeza e desassoreamento do Canal do Saco, na área urbana de Campos.

A operação foi vistoriada nesta quarta-feira (22) pelo vice-prefeito Frederico Paes, pelo superintendente regional do INEA, Eduardo Crespo, pelo Secretário Municipal de Agricultura, Almy Junior, e pelo presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa.

“Nós temos que agradecer ao INEA, na figura de seu presidente, Philipe Miranda, ao secretário estadual de Ambiente, Thiago Pampolha, e ao superintendente Eduardo Crespo, pela celeridade que os pedidos têm sido atendidos”, disse o vice-prefeito Frederico Paes.

O Canal do Saco, explica Eduardo Crespo, passando por detrás do Shopping Boulevard, ao longo de diferentes bairros como residenciais, como Julião Nogueira, Nova Brasília e Parque Esplanada, entre outros, se encontrando com o Canal Cacomanga, desaguando depois no Rio Ururaí.

“Estamos estabelecendo um canal direto de interlocução com produtores rurais em Campos, através de associações como a Asflucan e com a prefeitura municipal, através da Secretaria de Agricultura e da subsecretaria de Ambiente”, pontua Crespo.

O secretário de Agricultura, Almy Junior, observou: “Nós temos uma das maiores redes de canais do mundo, mil quilômetros, e exigem uma engenharia complexa de limpeza e manejo, que só é possível com parcerias como essa, do município com produtores através da Asflucan, e com o apoio do Estado através do INEA com um olhar local sensível, com técnicos que conhecem a nossa realidade e o que é preciso fazer”.

O presidente da ASFLUCAN, Tito Inojosa reforça: “Os canais são importantes para a produção rural, para o cotidiano da cidade também, para evitar alagamentos, e não podem ser geridos sem parceria. Por isso, estamos confiantes nesse momento que estamos tendo importantes avanços através do entendimento e da atuação conjunta da ASFLUCAN com a prefeitura de Campos e com o INEA”.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.