09/09/2024
Campos

Iniciada sondagem na margem do rio para reconstrução de trecho do dique

As obras de preparação da base para a confecção posterior do aterro na Avenida XV de Novembro, no trecho em que o dique desabou, começaram nesta quarta-feira (28), por meio do Governo do Estado do Rio. Na oportunidade, equipes das Secretarias de Defesa Civil Municipal e Estadual, junto com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizaram vistoria, a fim de verificar a integridade do dique e possíveis pontos críticos. Ontem (terça-feira, 27) foi iniciado trabalho de sondagem na região do desastre para definir o cálculo estrutural e o tipo de material a ser aplicado na construção da base que suportará o novo trecho de dique que será construído com extensão de cerca de 200 metros.

O secretário da Defesa Civil Municipal, Alcemir Pascoutto, destaca a importância da ação: “Essa vistoria serviu para que os agentes técnicos pudessem verificar a integridade do dique e possíveis pontos críticos. Os dados recolhidos serão encaminhados posteriormente ao Governo do Estado, Defesa Civil Estadual e demais órgãos competentes”, disse Pascoutto.

De acordo com o superintendente do INEA, Leonardo Barreto, a vistoria irá se estender por toda à Avenida XV de Novembro. “É preciso ter um entendimento mais concreto do que pode e deve ser feito, principalmente, para evitar novos acidentes e solucionar o problema de forma rápida”, destacou.

Técnicos da empresa contratada pelo Governo do Estado informaram que estão iniciando o processo de preparação da base para a construção do aterro e consolidação do talude de contenção. Uma máquina e uma escavadora de grande porte foram utilizadas para espalhar e compactar o material recebido por caminhões.

Participaram da vistoria o secretário e o subsecretário municipal da Defesa Civil, o representante da Diretoria Geral da Defesa Civil do Estado do Rio, o Coordenador da Defesa Civil do Norte e Noroeste, e o superintendente do INEA.

Secom*

Publicidade Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *