Imagens mostram infestação de ratos em fornecedora de alimentos para presídios e escolas do RJ

A empresa Soluções Serviços Terceirizados Eirelli, que fornece refeições para presídios do Rio e escolas municipais de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, teve uma infestação de ratos na semana passada. Segundo a empresa, o evento foi “pontual” e a infestação não ocorreu na área de produção.

Os vídeos e fotos foram registrados por funcionários no dia 19 de junho. Nas imagens, os trabalhadores aparecem matando os animais com pedaços de pau e rodos. Eles também circulam por outros locais do galpão, localizado na Avenida Brasil, na altura de Realengo, na Zona Oeste, mostrando o número de roedores já mortos.

Outras fotos mostram filhotes de rato aninhados em cima de um pacote de macarrão, e também um animal depois de ser varrido para dentro de uma pá. A imagem revela ainda o tamanho do animal, em comparação com o utensílio de limpeza.

A empresa Soluções Serviços Terceirizados Eirelli foi criada em 29 de junho de 2017 e em sua descrição de atividade consta o “fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas”.

Rato morto sendo recolhido de empresa fornecedora de alimentos na Avenida Brasil — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Rato morto sendo recolhido de empresa fornecedora de alimentos na Avenida Brasil — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Entre as unidades da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) que recebem alimentos da empresa, estão os presídios José Frederico Marques, Ary Franco, em Água Santa; e Evaristo de Moraes. Na primeira unidade, que fica em Benfica, o ex-governador Sérgio Cabral chegou a ficar presos alguns meses.

Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica — Foto: Reprodução/ TV Globo

Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica — Foto: Reprodução/ TV Globo

Respostas

Em nota, a Soluções Serviços Terceirizados Eireli, com sede em São Paulo, afirmou que alimentos eventualmente contaminados “foram descartados”. A empresa ressaltou ainda que, nos últimos 90 dias foram realizadas seis operações para erradicação de pragas.

A empresa ainda apresentou diversos certificados de execução da operações para erradicação de pragas. Em um dos certificados, do dia 19 de junho, exatamente o dia em que foram registradas as imagens dos ratos na empresa, lê-se:

“Não foi verificada a presença de pragas e vetores na unidade”.

De acordo com a Prefeitura de Nova Iguaçu, a empresa Soluções é fornecedora de produtos alimentícios para as escolas em embalagens fechadas. A produção da merenda é feita nas cozinhas das escolas, por merendeiras da própria rede municipal e com acompanhamento de nutricionista.

O município de Nova Iguaçu afirmou ainda que, até o momento, não houve qualquer denúncia de irregularidades na empresa. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Educação enviará uma equipe até o local para fiscalizar a situação.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *