24/01/2025
Variedades

Iate luxuoso de bilionário escocês ancora no Rio

O Lady Christine está ancorado na Enseada de Botafogo — Foto: Márcia Folleto/Agência O Globo

Um dos iates mais luxuosos — e caros — do mundo está ancorado na Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio. O Lady Christine, de propriedade do bilionário escocês Irvine Laidlaw, chama atenção próximo aos pés do Pão de Açúcar, um dos mais conhecido pontos turísticos da cidade. O iate foi fabricado em 2001, reformado em 2007 e comprado por Laidlaw por 20 milhões de libras (R$ 66,6 milhões).

O barão Laidlaw se exilou em Mônaco. Quando não está no principado, pode ser encontrado em sua propriedade na África do Sul, uma das mais caras do país ou no iate, que leva o nome da sua esposa.

Com 68 m de comprimento e espaço de sobra para hospedar até oito convidados em quatro quartos confortáveis — e até 19 tripulantes — , o Lady Christine tem até um heliponto próprio onde o barão pode estacionar seu helicóptero com capacidade para quatro pessoas. O barco tem deques, churrasqueira, academia, cinema, entre outras facilidades.

Segundo João Raphael T. Kossmann, Sócio diretor da Brazil Yacht Services e Presidente da Associação Brasileira de Superiates, ainda não há informações se Laidlaw passará a virada no ano com o iate em Copacabana. No entanto, por precaução, toda documentação já foi providenciada.

— Esses barcos, por conta da legislação, não têm feito atividade comercial. É sempre o dono usando ou a tripulação de passagem. Não sabemos exatamente os planos do Laidlaw, mas tiramos toda a licença para o iate poder ir para a queima de fogos — conta.

Ainda de acordo com Kossmann, a cidade chegou a receber, neste mês, três barcos semelhantes ao Lady Christine:

— O Rio teve um período em que os barcos não vieram mais para a cidade por conta da pandemia. Estamos tendo a retomada dessa demanda, no pré-Natal chegamos a ter três iates do porte parecido com o Lady Christine. Isso era algo que não víamos há um tempo. A cidade tem um potencial gigante, principalmente por conta de sua beleza natural.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *