Guarda Ambiental controla queimada próxima a residências na Praia dos Sonhos - Tribuna NF

Guarda Ambiental controla queimada próxima a residências na Praia dos Sonhos

Mais uma queimada controlada pela Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI). Os agentes atuaram em um incêndio em vegetação na Praia dos Sonhos. A ocorrência aconteceu na tarde da última sexta-feira (8).

“Chamou a nossa atenção a proximidade das chamas com residências e fios da concessionária de energia elétrica, o que evidencia o perigo de práticas como essa”, alertou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

De acordo com o artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), provocar incêndio em mata ou floresta é crime, sendo prevista reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

Soffiati destaca que as queimadas são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. Elas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde da população.

A GAM foi acionada através do telefone (22) 9.8161-6713, que funciona 24h, todos os dias.

No sábado (9), outra queimada foi registrada. Desta vez, foi em uma área de restinga em Barra do Itabapoana. O subsecretário de Meio Ambiente, Manoel Mendes, foi acionado e esteve no local, constatando que as chamas estavam na fase final. Não foi necessário acionar a GAM, mas os danos à vegetação foram significativos.

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *