Grupamento Ambiental resgata jiboia de 2 metros em condomínio, em Campos

Após ser acionado por moradores de um condomínio em Campos, o Grupamento Ambiental (GAM), da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou uma cobra jiboia nesta terça-feira (02) em cima de uma árvore do condomínio no Parque Rodoviário. O animal está na fase adulta, mede dois metros de comprimento e pesa de 8 quilos a 9 quilos. Após constatar que o animal silvestre estava em boas condições, os agentes devolveram a cobra ao seu habitat natural.

– O município está crescendo e áreas onde havia vegetação ou próximas a elas estão dando lugar a construções. Além disso, após grande período de chuva, elas costumam aparecer quando o sol aparece. É muito comum. Nossa orientação é que, se identificarem qualquer animal silvestre, façam como os moradores do condomínio: acionem o Grupamento Ambiental, para que possamos ir ao local, resgatar o animal e devolvê-lo à natureza – explica o coordenador, Ronildo Almeida, lembrando que animais estressados podem atacar, tentando se defender. O GAM pode ser acionado através dos telefones 153, (22)98175-0785 ou (22) 98175-0758.

Sete meses – Somente nos primeiros sete meses deste ano, constatou-se um aumento significativo no número de apreensões e resgate de animais silvestres pelo GAM, sendo realizadas 221 em 2020 e 414 em 2021. Foram 193 apreensões e resgates a mais em relação ao ano anterior, um aumento de quase 100%.

Segundo a GCM, os animais silvestres resgatados pelo GAM são soltos em áreas de proteção ambiental, tais como Paraíba do Sul, Taquaruçu e Morro do Itaoca. Ainda de acordo com o órgão, normalmente os animais saem do seu habitat em busca de abrigo e alimento. Como têm muitas novas construções próximas às áreas de habitat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *