16/06/2024
Campos

Grupamento Ambiental resgata jaguatirica no bairro Pecuária

Agentes do Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgataram uma jaguatirica macho entre um e dois anos de idade, na manhã desta terça-feira (22). O animal estava na copa de uma árvore no bairro da Pecuária. Os agentes do GAM foram acionados pela população pelo telefone (22) 98175-0758, que também é WhatsApp. Depois que foi constatado que não estava ferido, foi levado para soltura em uma área de proteção ambiental.

Foram aproximadamente duas horas de busca pelo animal, que estava assustado, pulou o telhado e procurou abrigo na copa de uma árvore. A orientação do GAM é que, ao identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas isolem a área onde está o animal e acionem o Grupamento Ambiental, que irá resgatar o animal e devolvê-lo à natureza. “Lembramos que animais estressados ou que se sintam ameaçados podem atacar, tentando se defender”, informa o coordenador do GAM, Ralph Xavier.

Desde o ano passado, essa é a segunda vez que uma jaguatirica é encontrada na área urbana no município. A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis. Como a maioria dos felinos, a jaguatirica é um animal noturno, ou seja, dorme de dia e sai para caçar à noite, embora possa ser encontrada caçando de dia também.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *