14/06/2024
Região

Festa de São Sebastião: prefeita Francimara inaugura monumento em homenagem ao pescador artesanal

Dentro dos festejos de São Sebastião, padroeiro de Barra do Itabapoana, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou na manhã do último sábado (20) o monumento em homenagem ao pescador artesanal. A estátua foi instalada na praça principal da localidade.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Pesca, a cidade conta atualmente com 1.500 pescadores, entre informais e artesanais. Para a prefeita Francimara, a obra visa homenagear os responsáveis por uma das principais vocações econômicas da cidade, que é o setor pesqueiro.

— Depois de inaugurar monumentos do caranguejo em Gargaú, tartaruga em Santa Clara, peixe em Guaxindiba e a família são franciscana na área central, inauguramos mais esta homenagem que tanto representa nosso povo — disse.

A inauguração aconteceu após a missa solene de São Sebastião, celebrada pelo vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, que representou o bispo diocesano, Dom Roberto Francisco.

No decorrer da homilia, o sacerdote abordou a vida do santo, que foi um soldado romano morto por espancamento a mando do imperador da época que perseguia cristãos.

— Sebastião converteu inúmeros colegas ao cristianismo, mesmo com intensa perseguição. Desta forma, ele nos inspira a propagar o amor de Deus e a Boa nova com ousadia e coragem — afirmou.

Concelebrando a missa, o pároco da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, padre Alexandro Matos, agradeceu e destacou a parceria entre poder público municipal e Igreja no incentivo à tradição e ao turismo religioso.

Também estavam presentes na celebração, o ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, o vice-prefeito Raliston Souza, vereadores, assessores e secretários. Após o término da missa, houve uma apresentação da fanfarra da Escola Municipal Décio Machado, que executou o hino nacional e músicas religiosas, como o hino de São Sebastião.

Programação — Ainda no dia 20, os fiéis participaram durante a tarde de procissão fluvial no rio Itabapoana e de mais uma etapa do Verão Kids, com entretenimento e recreação para o público infantil.

À noite, às 18h30, o padre Alexandro Matos, e o vigário, padre Renan Valentim celebraram a última missa do dia. Em seguida, os fiéis participaram de procissão pelas ruas da localidade e de show do padre Anderson Gomes, seguida de queima de fogos.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *