29/05/2024
Esporte

Feriadão com o 1º Campos Acqua Fest em Lagoa de Cima

Na programação estão passeio da Lagoa de Cima até Barra do Furado, atrações culturais com Larice Barreto e Cotianelly, passeio no Rio do Imbé, entre outras atividades

Lagoa de Cima vai sediar de quinta-feira (02), feriado de Finados, até domingo (05), o 1º Campos Acqua Fest, primeiro Encontro de Jet Ski de âmbito nacional a ser realizado no balneário campista. O Campos Acqua Fest é o primeiro evento da modalidade e já nasce como o maior encontro de jet ski do Estado do Rio. O evento é organizado pelo grupo Família Campos Jet e tem apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Diretoria de Economia Solidária, além da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima (FCJOL), com a presença de Grupos de Jet Ski do Estado do Rio, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.

A expectativa é que estejam presentes 150 embarcações, totalizando 300 famílias e um público visitante de outras cidades e estados de, aproximadamente, 800 pessoas. O encontro terá a participação da sociedade civil, secretarias municipais, comunidade náutica, proprietários e usuários de embarcações, marinas e clubes náuticos, além de empresas seguradoras, fabricantes de equipamentos, pescadores e universidades. O evento visa movimentar a Economia local, assim como fomentar atividades náuticas no município e toda a cadeia produtiva do setor.

A expectativa é de que o evento ocupe cerca de 200 quartos de hotéis e aluguel de 100 imóveis residenciais do tipo airbnb, movimentando também o comércio de combustíveis, supermercados, bares, restaurantes, vestuário e incentivando também o turismo ecológico, rural e da cidade, além de movimentar cerca de R$ 400.000,00.

O evento contará também com feira de artesanato, gastronomia local, foodtrucks e cerveja artesanal. A expectativa em valores é que chegue a um volume comercializado de R$ 35000,00. O evento contará com várias atividades: 1º Fórum do Navegador Amador, passeio da Lagoa de Cima até Barra do Furado, atrações culturais com Larice Barreto e Cotianelly, passeio no Rio do Imbé e brunch de despedida dos grupos de Jet.

O diretor de Economia Solidária, Sandro Figueredo, falou sobre a importância do evento. “A Economia Solidária é uma área irmã do Turismo, onde promovemos eventos com o intuito de movimentar e economia local através de eventos turísticos culturais seguindo o mesmo modelo implementado pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, gerando renda para os setores do artesanato, gastronomia, sustentabilidade, agroecologia e pequeno comércio. Através desses eventos movimentamos também toda a cadeia produtiva e economia local, no caso desse evento hotéis, bares, restaurantes, entre outros”.

– Quando recebemos a proposta da Família Campos Jet para apoiar o evento, surgiu a oportunidade de realizarmos em conjunto a feira e dar oportunidade a quem precisa escoar as suas mercadorias. Sem esquecer da parte sustentável e artesanal. Gostaria de deixar o agradecimento ao Prefeito Wladimir Garotinho, Secretário de Desenvolvimento Econômico Mauro Silva e a Presidente da Fundação Osvaldo Lima por todo apoio, estrutura e shows para o evento. Agradeço também a Família Campos Jet pela parceria, confiança em nosso trabalho e por acreditarem no potencial que Campos tem – afirma Sandro.

– É um evento que nunca aconteceu na cidade de Campos e, na Lagoa, será de grandes proporções para a área turística, hoteleira e economia local, que é pouco explorada. Assim como mostrar as belezas naturais que temos há poucos quilômetros da cidade, já que poucas cidades do estado possuem tantas belezas naturais grandiosas como nós. O evento contará com a participação e fiscalização da Marinha e também será de conscientização ambiental, falando sobre os cuidados que devemos ter com a nossa natureza através de um fórum onde serão debatidos vários assuntos como área náutica, ambiental e sobre a estrutura que temos na Lagoa para recebermos visitantes. Esse evento será o primeiro de muitos e já nasce como o maior encontro de jet ski do Estado – informa um dos administradores da Família Campos Jet, Heneilton Pessanha (Corea).

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira (02) das 14h às 17h – I FÓRUM DO NAVEGADOR AMADOR – “Conscientização ambiental, limpeza, cuidados, acesso público ao espelho de água e normas náuticas em Lagoa de Cima” para debater melhorias, acesso e uso consciente do espelho de água, normas e interesse turístico em Lagoa de Cima e arredores;

Sexta-feira (03) das 10h às 15h – Passeio da Lagoa de Cima até a Barra do Furado, passando pelo Rio Ururaí, pela Lagoa Feia e pelo Canal das Flexas. (trajeto de cerca de 150km – ida e volta); Das 15h às 17h – Show de Larice Barreto;

Sábado (04) das 10h às 15h – Encontro na Lagoa de Cima e passeio no Rio do Imbé. (trajeto de 30min de duração);

Sábado (04) das 15h às 17h – Show de Cotianelly;

Domingo (05) das 9h às 11h – Café da manhã de despedida e passeio em Lagoa de Cima.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *