Estudantes universitários e alunos da EJA vão contar com transporte gratuito em Campos - Tribuna NF

Estudantes universitários e alunos da EJA vão contar com transporte gratuito em Campos

Estudantes universitários e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão contar com transporte escolar gratuito em algumas semanas, ofertado pela Prefeitura. A medida é uma das ações previstas pelo Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. O processo está em fase final de tramitação e encontra-se na etapa de assinatura de contratos, cuja publicação foi feita em edição suplementar do Diário Oficial do município de quinta-feira (24).

O Prefeito Wladimir Garotinho anunciou a novidade em suas redes sociais no último final de semana. “Como prometido, os ônibus universitários estão chegando para garantir acesso aos estudantes que moram no interior e não têm condições de arcar com sua condução, tendo quase sempre que trancar sua matrícula. Esse programa sempre foi um sucesso, mas havia sido interrompido na gestão passada. Teremos 10 ônibus para fazer as rotas dos universitários e garantir acesso à educação superior”, informou o prefeito.

O contrato prevê dois grupos: um com 10 rotas para os estudantes universitários e outro com 10 rotas para os alunos da EJA. De acordo com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, cerca de 60 localidades serão atendidas com o transporte da EJA, contemplando moradores dos bairros e localidades mais distantes do Centro da cidade, como Ribeiro do Amaro, Guandu, Nova Canaã, Farol de São Tomé, Dores de Macabu, entre outras.

“Apoiar a EJA e os estudantes universitários é um compromisso que deve ser cumprido com a Educação. No caso da EJA, o país tem uma dívida com essas pessoas que não conseguiram concluir seus estudos no tempo ideal. E a gente sabe da importância de trabalhar com a EJA, oferecendo o melhor para esses alunos e ainda associando a perspectiva ocupacional e a qualificação profissional”, disse o secretário. “Estamos, com isso, ajudando a eliminar as barreiras do aprendizado”, completou Marcelo Ferez.

Segundo o subsecretário de Gestão Operacional Nilo Manhães, em breve será aberto um período de cadastro para que os interessados apresentem a declaração escolar ou da faculdade em que estuda. “Esse é mais um passo importante da Prefeitura, visando melhorar a qualidade do ensino em Campos”, adiantou o subsecretário.

APROVAÇÃO – O professor Luiz Carlos Duarte aprovou a medida. “Isso é ótimo. A Escola Municipal Carlos Chagas, onde sou professor, não tem transporte para os alunos da EJA noturno. Que maravilha”. O atleta Bruno Invyk também aprovou. “Obrigado por atender esse pedido nosso e, em nome de todos os estudantes, quero agradecer. Você está trazendo esperança para o povo de Campos”, disse.

Maria Julia Eccard acrescentou: “Quem é estudante e precisa de políticas públicas para permanecer na Universidade deve estar se sentindo como eu estou agora: feliz demais com mais esse passo dado para combater a evasão dos estudantes nas universidades”.

FROTA – A Prefeitura de Campos adquiriu, por meio da Seduct, um ônibus e 7 vans adaptadas. O coletivo tem 59 lugares e foi adquirido através de parceria com o Senador Carlos Portinho, que destinou recursos de emenda parlamentar para compra do veículo. Já a aquisição das vans foi feita por meio de recursos municipais.

Atualmente, a rede municipal de ensino atende cerca de 110 crianças usuárias de cadeira de rodas, com diagnósticos diferentes. Além disso, aproximadamente 6 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental são atendidos com cerca de 140 veículos terceirizados, por meio de contrato firmado através de processo licitatório, incluindo ônibus, vans e micro-ônibus.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *