Emergência pediátrica com novo fluxo de atendimento em Campos - Tribuna NF

Emergência pediátrica com novo fluxo de atendimento em Campos

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Com o objetivo de gerar mais conforto e resolutividade nos atendimentos emergenciais na área de pediatria, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está ampliando a oferta desses profissionais em três unidades que vão passar a ser referências em acolhimento de urgências e emergências no município: A nova Clínica da Criança (Unidade Pré-Hospitalar de Guarus), Hospital dos Plantadores de Cana (HPC) e Hospital São José (HSJ). A proposta é que a população encontre estruturas montadas com capacidade para realizar os atendimentos a esse público infantil em três polos, espalhados em pontos estratégicos do município.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, as obras estão avançando no Hospital Geral de Guarus (HGG). Além desse fator, a demanda por atendimento dessa faixa etária sugere uma alteração para outras unidades melhor estruturadas. “A Secretaria de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde esclarecem que, com a evolução das obras do HGG, haverá a necessidade de uma mudança no fluxo do atendimento pediátrico da cidade. Recentemente foi aberto o Pronto Socorro Pediátrico 24h, no HPC, com capacidade de internação de 20 leitos e, nesta quarta-feira (20), será inaugurada a Clínica da Criança. Nela vão atuar cinco pediatras/dia, número de médicos para tornar a unidade referência na cidade”, esclareceu.

MAIS ESTRUTURA PARA ATENDIMENTO

Ainda segundo Borges, “neste mesmo momento haverá a interrupção do funcionamento da emergência pediátrica do HGG, para que ocorra a evolução das obras sem trazer transtornos aos pacientes e funcionários. Entretanto, a internação eletiva segue com a enfermaria de 17 leitos, que continuará a assistir à população. Esse movimento proporcionará o atendimento com plantões completos, garantindo a quem precisa a confiança de um atendimento de qualidade”, afirmou.

De acordo com as projeções passadas pela FMS, de janeiro a março, a emergência pediátrica do HGG, com 28 médicos, promoveu 3.500 atendimentos. No mesmo período, no Hospital São José, foram acolhidas na emergência 4.500 crianças, com 10 pediatras lotados. Na UPH de Guarus, onde será inaugurada a Clínica da Criança, foram registrados 7 mil atendimentos de emergência pediátrica nesses primeiros três meses do ano.

“A UPH de Guarus, onde estamos inaugurando a Clínica da Criança, ampliamos para 35 o número de pediatras, com atendimento de segunda a segunda, 24h, em quatro consultórios. Além disso, contando com o suporte de 20 leitos observação/internação. Em breve, vamos ampliar para outros pontos mais extremos da cidade, plantões de atendimento pediátrico. Mas, inicialmente, precisamos dar prioridade a essa etapa tão importante nesses três polos para atendimento emergencial em pediatria”, finaliza, Arthur Borges.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *