14/07/2024
Campos

Dia D e início da vacinação das crianças contra gripe e sarampo neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia neste sábado (30), a vacinação das crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias contra a influenza (gripe) e contra o sarampo (vacina tríplice viral). Na ocasião acontece o Dia D, com a abertura dos postos também para a aplicação das vacinas para idosos com idade acima de 60 anos e profissionais de saúde. Esses três grupos prioritários representam 125.441 pessoas do público-alvo da campanha nacional.

A vacinação acontecerá em 26 postos distribuídos pelo município, das 9h às 15h. Poderão receber a dose contra a influenza crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. A vacina protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou o surto no final de 2021.

Já a vacina contra sarampo estará disponível para crianças de 9 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e para profissionais de saúde com esquema vacinal incompleto. Vale ressaltar que ambas as vacinas, tanto a contra a gripe quanto a contra o sarampo, podem ser administradas no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

O diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro explica que o vírus influenza circula de forma endêmica em todo o território nacional. “Todo ano há risco de epidemia ou surto, como, por exemplo, o vivenciado no final de 2021. O surto da infecção pelo vírus tipo H3N2 que junto da pandemia do coronavírus veio a dificultar ainda mais a saúde das pessoas, então todo ano nós devemos aplicar a vacina da gripe para aqueles chamados grupos de risco porque a gripe é potencialmente grave. A gripe pode levar as pessoas ao hospital, à UTI e ao óbito”, explica o infectologista.

Iniciada em 4 de abril, até o dia 26, 9.743 pessoas com 60 anos ou mais já se vacinaram contra a gripe. Já em trabalhadores da saúde o alcance foi de 5.372 pessoas imunizadas. Os trabalhadores de saúde que atualizaram o esquema vacinal contra o sarampo somam 1.606.

Rodrigo ressalta que a vacina é altamente segura e que espera que os campistas elegíveis à vacinação compareçam em massa aos postos de vacinação contra a gripe. “É importantíssimo que as pessoas recebam a vacina que é renovada todo ano com aqueles tipos de vírus que circularam com maior frequência no último semestre”, disse.

Para ter acesso aos imunizantes, é necessário apresentar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.

Na próxima segunda-feira (2) inicia aplicação da vacina influenza para os demais grupos prioritários, como caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso; funcionário do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdades e adolescentes em medidas socioeducativas; forças armadas; força de segurança e salvamento; trabalhadores portuários; caminhoneiros; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades; e pessoas com deficiência permanente.

Postos exclusivos para vacinação de idosos e profissionais de saúde:

Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB)

Guarus Plaza Shopping

Posto exclusivo para vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11meses e 29 dias:

Cidade da Criança

Postos exclusivos para vacinação de idosos e crianças de 6 meses a 4 anos, 11meses e 29 dias:

Centro de Saúde de Guarus

UBSF de Dores de Macabu

UBS de Custodópolis

UBSF Félix Miranda

UBSF Santo Amaro

UBSF Poço Gordo

UBSF Parque Imperial

UBS Penha

UBSF Lagamar

UBS Eldorado

UBS Santa Maria

UBSF Ponta da Lama

UBSF Parque Rodoviário

UBSF IPS

UBSF Parque Prazeres

UBS Ponta Grossa

UBSF Morangaba

UBSF Lagoa de Cima

UBS Tocos

UBS Venda Nova

UBS Vila Nova

UPH Travessão

UPH Ururaí

Subcom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *