24/06/2024
Região

Defeso do camarão marinho: Sema-SFI alerta sobre antecipação do período

O período de defeso dos camarões rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça foi antecipado para 28 de janeiro com término em 30 de abril. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco alerta que a regra foi estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e visa garantir a reprodução e crescimento das espécies do litoral Sudeste e Sul do Brasil.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, explicou que os benefícios da medida são a longo prazo. Segundo ela, a proibição da pesca no período do pico reprodutivo evita a perda resultante da captura do camarão ainda fora da medida. Nesta fase, os animais estão pequenos, com peso médio de 1,5g e sem valor comercial.

— Uma das vocações do nosso município é a atividade pesqueira, que deve ser praticada conforme as legislações. Os pescadores terão a oportunidade de realizar a pesca de forma regular e sustentável. Isso propicia o equilíbrio do ambiente marinho, além da comercialização com melhores preços no mercado por conta do tamanho desejável — esclareceu.

A Sema alerta que descumprir as Leis de Proteção Ambiental e do Período de Defeso do Camarão pode gerar penalidades e multas. A lei 9.605/98, por exemplo, prevê detenção de um ano a três anos e multa para quem pescar em período proibido.

Para eventuais dúvidas e esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o órgão através do Canal Verde, que funciona de segunda a sexta-feira, entre 08h e 17h.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *