15/06/2024
Campos

Defesa Civil Municipal com alerta de ressaca no Farol até este sábado

A Secretaria Municipal de Defesa Civil, por meio do Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD), emitiu um alerta sobre a previsão de ressaca no Farol de São Tomé entre quinta-feira (16) e a manhã deste sábado (18). As ondas podem chegar até 3 metros. O alerta sobre a possibilidade de ressaca na região litorânea de Campos, segundo o secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, foi emitido pela Marinha do Brasil na última quarta-feira (15).

Ele pede atenção redobrada das pessoas que forem transitar a pé ou de veículo pelo trecho entre o Lagamar e a pista que dá acesso a Barra do Furado, por causa da areia no local.

“Essa faixa litorânea já é constantemente atingida por ondas e ventos que causam, em conjunto, o fenômeno da erosão costeira. Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, estamos com uma máquina patrol nesse trecho para limpar e desobstruir a pista”, afirmou o secretário.

Pascoutto disse, ainda, que o período de outono e inverno é marcado por ressacas, que têm se tornado cada vez mais fortes e com erosão mais evidente na costa do Farol.

“Quando as ondas chegam a 4 metros, a área do Lagamar começa a nos preocupar por conta da areia que invade a área e também as residências. Temos um agente da Defesa Civil que fica permanentemente no local para esse monitoramento”, acrescentou. Em caso de emergência, a Defesa Civil pede à população que entre em contato por meio dos telefones 199 ou (22) 98175-2512.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *