Defesa Civil atua para reforço de dique em Três Vendas

De forma preventiva, a Coordenadoria de Defesa Civil e secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana atuam no dique do canal da Onça desde as primeiras horas desta terça-feira (03) para reforço da estrutura no trecho, localizado em Três Vendas. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edison Pessanha, este é o período adequado para a realização do trabalho, já que o nível do canal da Onça está mais baixo e as ações de reforço da estrutura podem ser melhor executadas. A previsão é que o trabalho seja finalizado ainda na terça.

A ação conjunta também conta com parceria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que cedeu materiais como máquina para compactação do solo e raspas de asfalto. No local, uma retroescavadeira da Prefeitura já trabalha na remoção de terra antiga de parte do trecho e ação para maior reforço da compactação do solo.

– Com a chuva forte que vem caindo desde a última quinta-feira (04) foi criada uma fenda no talude (que é o próprio dique), o que acabou ocasionando uma erosão de cerca de um metro de largura no dique estrada da Onça. Imediatamente mobilizamos equipes para avaliação e ações preventivas, para evitar qualquer risco para a localidade de Três Vendas em período em que o nível do Canal da Onça estiver mais alto – explicou Edison Pessanha. A Defesa Civil segue monitorando os pontos para necessidade de qualquer outra intervenção. Segundo o pluviômetro instalado na Usina Sapucaia, de quinta (04) a domingo (08), choveu cerca de 300mm em Três Vendas.

Ações decorrentes das chuvas – A Defesa Civil está atuando na localidade de Três Vendas desde o último final de semana com uma retroescavadeira e uma motobomba, devido ao alagamento de partes mais baixas da localidade. Através do maquinário, está sendo feita a drenagem de toda a água para o Valão da Onça, que deságua no rio Muriaé, no lado oposto da rodovia federal. Todas as famílias que buscaram apoio nas casas de parentes e amigos já estão em casa desde o final de semana. Ainda no fim de semana, em decorrência das chuvas fortes e ventania, a Prefeitura atuou em diversos chamados. Nesta terça, a equipe da Defesa Civil conclui trabalho no Novo Joquei, na Rua Projetada A, para esgotamento de área baixa.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *