Covid-19: prefeitura de SFI implanta rotina de testagem obrigatória para profissionais de Saúde

Desde quarta-feira (12), profissionais da rede municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) participam de uma rotina de testagem obrigatória para o novo coronavírus (Covid-19).

A medida da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi tomada devido ao aumento de casos de síndrome gripal e após alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saude sobre a variante Ômicron, que vem provocando o crescimento dos casos de Covid-19.

“Desta forma, vamos aumentar a proteção da população assistida na Rede Pública de Saúde com o objetivo de garantir a assistência integral e ininterrupta às pessoas que buscam atendimento”, destacou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista.

Ele explicou que, caso o profissional apresente resultado positivo, será imediatamente afastado das atividades de trabalho, conforme recomendação do Governo Federal, e encaminhado ao Centro de Triagem. A medida também valerá para as pesssoas que tiveram contato com o paciente.

A subsecretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, explicou que o teste que está sendo realizado é o Teste Rápido de Antígeno Covid-19, cuja marca possui 97% de confiabilidade no resultado. “Essa metodologia é eficaz para a detecção do vírus em sua fase ativa, com maior assertividade entre o 1° e 7° dia de contágio. A leitura do resultado leva em média 15 minutos”, esclareceu.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos pontuou que a medida propiciará mais segurança tanto para funcionários, quanto para pacientes.

“A população não pode ter receio de procurar o atendimento em nossas unidades. Por isso, temos que transmitir segurança. A testagem dos profissionais tem o propósito de identificar e colocar em quarentena imediatamente os servidores que estiverem contaminados e possam estar transmitindo”, finalizou.

Alerta — Com o aumento de casos de Covid-19 em todo o Estado do Rio de Janeiro, o setor de Vigilância Epidemiologica municipal segue acompanhando atentamente o cenário. Segundo o órgão, até o momento, a situação está controlada.

Apesar disso, moradores com sintomas gripais deve procurar imediatamente atendimento médico em alguma de nossas unidades. Eles serão encaminhados ao Centro de Triagem de Covid-19, que funciona todos os dias, entre 8h e 17h, ao lado em prédio anexo ao Hospital Municipal Manoel Carola. No local é realizada avaliação médica, tratamento e testagem.

A SMS afirma ainda que está avaliando a extensão da testagem preventiva para a população nos próximos dias.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *