Covid-19: Campos descentraliza atendimentos para 10 pontos de 10 e 24 horas

A partir desta segunda-feira (17/05), o município passou a contar com cinco Centros de Referência da Covid-19 de 10 horas: UBS São Sebastião, UBS da Penha, UPH de Ururaí, UBS Morro do Coco e Centro de Saúde de Guarus. O atendimento é das 7h às 17h, com testagem de todos os sintomáticos e assintomáticos e atendimento médico dos pacientes, caso necessário, e respeitando o protocolo único de atendimento em todo município. Estão sendo realizados os testes de antígeno (nasofaringe) e o testes rápidos (sorológico). Ambos com resultado em 15 minutos. A realização do tipo de teste em cada paciente será avaliada pelo profissional durante a triagem.

Além dos Centros de Referência da Covid-19, o município já conta com seis Prontos Atendimentos de 24h: UPH de Ururaí, UPH de Travessão, UPH Santo Eduardo, UPH da Saldanha Marinho e Hospital São José. A UPH de Guarus conta com o atendimento exclusivo para as crianças. Nesses locais o atendimento é voltado para os pacientes com sintoma de moderado a grave, com serviço de triagem e porta de entrada para pacientes que necessitem de internação.

CCCC – O Centro de Controle e Combate ao Cornavírus (CCCC) não será mais posto de triagem. O espaço estará funcionando somente para as internações de pacientes encaminhados pelas unidades de saúde, através do Núcleo de Regulação.

Também serão locais para internações de pacientes com Covid-19: Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital Ferreira Machado (HFM), Santa Casa de Misericórdia de Campos (SCMC), Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), Hospital Plantadores de Cana (HPC), Hospital São José e Hospital Dr. Beda. Todos disponibilizam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Clínica Médica.

“A descentralização objetiva garantir o acesso e ampliação do número de atendimento, melhorar testagem proporcionado o acesso rápido do indivíduo infectado à rede de assistência, evitando assim a transmissão, e garantindo tratamento adequado do processo”, explica o secretário Municipal de Saúde e presidente do Fundação Municipal de Saúde, Adelsir Barreto.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *