20/06/2024
Política

Comte Bittencourt volta a ser deputado estadual; Fred Pacheco perde a vaga

Após decisão do ministro Kassio Nunes Marques (TSE) de validar os quase 14 mil votos de Danielzinho (PSDB), Comte Bittencourt (Cidadania) pode ser considerado eleito com seus 39.986 votos e assumir a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Com isso, Fred Pacheco (PMN) perde sua vaga por causa da mudança no quociente eleitoral – número que precisa ser atingido pelos partidos ou coligações para garantir a eleição de um candidato. Neste caso, a vitória é da Federação PSDB-Cidadania, dois partidos que não tinham eleito um deputado sequer nas últimas eleições.

Danielzinho havia tido sua candidatura indeferida em 2022. De lá para cá, o parlamentar tentava recorrer da decisão. Seu mandato como vereador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, havia sido cassado em 2021 por seus colegas da Câmara Municipal da cidade, o que o impedia de ser candidato. Posteriormente, a cassação foi anulada pelo Poder Judiciário.

Comte é um grande aliado do prefeito Eduardo Paes (PSD) e foi seu candidato a vice-governador em 2018, já Fred Pacheco é irmão do conselheiro Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) Márcio Pacheco, que foi líder do governo do governador Claudio Castro (PL) na Alerj na legislatura passada.

Com informações do Diário do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *