Com baixa captação de sangue na semana, Hemocentro recorre à Unidade Móvel

O Hemocentro Regional de Campos segue precisando de doações para equilibrar o estoque e, em função disso, está ampliando a forma de acesso aos doadores. Além de doações de sangue na sede, que fica anexa ao Hospital Ferreira Machado (HFM), está intensificando as coletas externas, dentre elas as feitas com o auxílio da Unidade Móvel.

De acordo com a assistente social do Hemocentro Regional, Maria Gonçalves, a semana teve uma média ruim de doações de sangue. “Voltamos a registrar 20 doações diárias e isso já liga o sinal de alerta. Porque se continuar assim, cirurgias agendadas podem ser adiadas, como já ocorrido em outros momentos em que nosso estoque esteve muito baixo”, alertou.

Ainda segundo Maria, várias tem sido as ações do Hemocentro em busca de doadores. “Voltamos a contar com nossa Unidade Móvel e, com isso, ganhamos mais mobilidade para captar doadores em vários pontos mais distantes de Campos e de outros municípios vizinhos”, relatou a assistente social ainda frisando que para agendar é simples, basta ligar para os telefones (22) 98175-2599 e (22) 981264066.

Maria reforçou que as pessoas que quiserem doar na sede do Hemocentro Regional, poderão comparecer com toda a segurança. “O Hemocentro funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado, mas nós não temos contato com outras áreas de atendimento. Nossas equipes, assim como as pessoas que chegam para fazer a doação, não podem circular nas áreas comuns da unidade. Sempre seguimos protocolos rígidos para evitar qualquer tipo de contaminação, mas em função da pandemia da Covid-19, eles foram intensificados”, garantiu.

Agenda da Unidade Móvel do Hemocentro
11/03 – São Francisco de Itabapoana (Praça da Igreja Matriz) – 8h às 15h;
16/03 – Parque Prazeres (Igreja exército da Salvação) – 8h às 15h;
18/03 – Quissamã (Praça da Igreja Matriz) – 8h às 15h

Para doar
A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

Subcom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: