17/06/2024
Política

Cláudio Castro é reeleito governador do RJ no primeiro turno com quase 60% dos votos

O governador Cláudio Castro (PL) foi reeleito, neste domingo, governador do Rio de Janeiro, com quase 60% dos votos. Às 20h45, com 91,33% das urnas apuradas, a vitória do advogado de formação e cantor gospel foi matematicamente confirmada — ele será o 64ºmandatário do Palácio Guanabara.

Castro se manteve na dianteira das pesquisas de intenção de voto durante toda a campanha, focada nas realizações em um ano e meio de mandato.

Todas as pesquisas, no entanto, apontavam que haveria uma nova votação no dia 30, contra o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). O pessebista, que tinha 27% dos votos no momento da confirmação, ligou na sequência para o adversário, parabenizando-o pela reeleição.

O senador Romário, companheiro de partido, também foi reeleito.

Perfil

Cláudio Bomfim de Castro e Silva, de 42 anos, nasceu em Santos (SP) e, ainda criança, veio morar no Rio de Janeiro. É casado com a publicitária Analine Castro e Silva e pai de dois filhos, João Pedro e Maria Eduarda.

Em 2005, Castro se formou em Direito pela UniverCidade. Além de advogado, é músico, compositor e evangelizador.

Em 2004, Cláudio Castro começou sua trajetória política como chefe de gabinete do vereador Márcio Pacheco (PSC), com quem seguiu para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) até 2016. Foi ainda assessor especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Em 2013, trabalhou na Câmara dos Deputados em Brasília.

Em 2016, Cláudio Castro foi eleito vereador no Rio de Janeiro pelo PSC e compôs a Mesa Diretora da Câmara Municipal na função de 2° Secretário.

Em 2018, Castro foi eleito vice-governador na chapa de Wilson Witzel (PSC), que pouco mais de um ano depois sofreu o impeachment. Castro, então, tomou posse em 1º de maio de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *