Classificados no concurso da Guarda Municipal de Campos participam de Teste de Aptidão Física - Tribuna NF

Classificados no concurso da Guarda Municipal de Campos participam de Teste de Aptidão Física

Candidatos classificados na prova do concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos participaram do Teste de Aptidão Física (TAF) realizado pela equipe do Instituto Consulplan, banca responsável pelo concurso público. Cerca de 800 aprovados foram convocados para essa etapa. Os testes físicos acontecerão até o próximo sábado (24), divididos em equipes feminina e masculina, com aproximadamente 140 pessoas por dia. O primeiro dia de testes aconteceu nesta segunda-feira (19), na 2ª Companhia de Infantaria de Campos (Exército).

Os candidatos que chegaram nesta fase já passaram pela prova objetiva e avaliação biopsicossocial. Será excluído do concurso público quem faltar à realização dos testes ou quem não cumprir o horário pré-estabelecido. O teste de aptidão física, que tem caráter eliminatório, visa verificar se o candidato tem condições para suportar o treinamento a que será submetido durante o curso de formação, bem como para o exercício permanente das atividades inerentes ao cargo.

Coordenador Geral do TAF, representando o Instituto Consulplan, Lucian Vieira explicou que esta etapa é de extrema importância para o cargo de guarda municipal. “Selecionamos o espaço da Segunda Infantaria pela estrutura, para que consigamos atender às exigências do edital. Nos testes, seja da barra ou da pista, a etapa está bem planejada e os candidatos estão seguindo o fluxo de exercícios de forma a contento do edital”.

Os exercícios realizados durante o TAF são de barra, abdominal e corrida, respeitando o intervalo previsto em edital, que é de 15 minutos entre um setor e outro. “A avaliação do preparo físico é muito importante e geralmente muito aguardada pelos candidatos”, contou o coordenador.

A primeira turma foi formada às 6h35 desta segunda, quando foram iniciadas as primeiras atividades físicas com candidatos. Cada turma fica em testagem por cerca de duas horas. O local conta com apoio médico e duas ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos caso haja ocorrência.

A candidata Bruna Motta Maia conta que passou pelas duas primeiras etapas e que segue na expectativa para os próximos testes. “Passei em mais uma etapa hoje e estou na expectativa para passar em tudo e, em breve, poder fazer parte da GCM de Campos. É um desejo que vai ser concretizado, não apenas no sentido de garantir a estabilidade que um concurso público proporciona, mas no sentido de poder me realizar profissionalmente e estar nas ruas em defesa e proteção de tantas pessoas”, disse a candidata.

Os aprovados no TAF vão passar ainda por outras etapas do concurso, a exemplo dos exames de saúde, toxicológico, avaliação psicológica, investigação social e, por fim, o curso de formação. Todas as etapas têm caráter eliminatório.

O salário-base da categoria será de R$ 2.189,62, com 40 horas semanais, direito a benefícios tais como risco de vida, quinquênio, entre outros direitos estabelecidos na legislação municipal vigente.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *