Cidades do Norte e Noroeste do Rio ficam inundadas após chuva forte e cheia dos rios

Italva, no interior do Rio, fica alagada depois de chuva forte dos últimos dias — Foto: Italva em Foco

A chuva forte deixou sete cidades do Norte e Noroeste do Rio inundadas de sexta-feira (24) para sábado (25) após transbordamento de três rios na região. Há, pelo menos, 600 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

As cidades afetadas são Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Porciúncula, Laje do Muriaé, Natividade e Cardoso Moreira.

Casa fica inundada depois de transbordamento de rio e alagamento da cidade, em Italva, no interior do Rio — Foto: Italva em Foco/Divulgação

Só em Bom Jesus do Itabapoana, já havia o registro de cerca de 300 desabrigados ou desalojados nesta sexta, segundo a Prefeitura. Em Porciúncula, 300 pessoas também tiveram que deixar suas casas.

Em Italva, a Defesa Civil orienta os moradores de áreas ribeirinhas e mais baixas que busquem local seguro, já que o rio Muriaé deve continuar subindo até domingo (26). O órgão pede que, em caso de emergência, os moradores liguem para o 199.

Alagamento aconteceu depois do Rio Muriaé, em Italva, RJ, transbordar. — Foto: Italva em Foco/Divulgacão

Em Laje do Muriaé e Guarda Municipal orienta que moradores de outras regiões evitem entrar na cidade. E pede que os motoristas não se arrisquem passando para áreas alagadas após transbordamento do rio Muriaé.

Guarda Municipal em Laje do Muriaé orienta os motoristas para que evitem acessar a cidade por conta das inundações — Foto: Guarda Municipal de Laje do Muriaé/Divulgação

Campos

A Defesa Civil de Campos dos Goytacazes disse que a cota do rio Paraíba do Sul está em 6,81m e que, em 24h, choveu 68,05 mm. Ainda segundo o órgão não há família desabrigada e ocorrência grave. Em Santo Eduardo, distrito de Campos, três famílias estão desalojadas, mas, de acordo com a Defesa Civil, é por medida de segurança. Elas estão na casa de parentes.

Nenhuma ocorrência de alagamento na região central da cidade foi registrada, apenas no Novo Jockei, área que não possui galeria de drenagem.

Para este sábado (25), Campos tem previsão de 25 mm de chuva, metade da quantidade registrada na sexta.

G1*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *