Casos complexos movimentam centro cirúrgico do Novo HGG
Só na última segunda-feira (19) as equipes realizaram cerca de 10 cirurgias, entre elas de emergência e eletivas encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde
Com a inauguração do novo centro cirúrgico do Hospital Geral de Guarus (HGG), o número de procedimentos também aumentou. Somente nesta segunda-feira (19), as equipes realizaram cerca de 10 cirurgias, entre elas casos que fogem à rotina do hospital, como a decorticação pulmonar para remoção de inflamações que prejudicam o funcionamento do órgão. Foram feitas também cirurgias para a retirada de próstata, remoção de cálculos renais, hérnia umbilical encarcerada, entre outras.
O superintendente do HGG, Vitor Mussi, destaca que o hospital promove cirurgias de emergência decorrentes de internações na unidade. “Com o novo centro cirúrgico equipado, estamos mais engajados com o sistema público de saúde de Campos e passamos a promover cirurgias eletivas encaminhadas pela Subsecretaria de Regulação em Saúde, da Secretaria de Saúde. Temos a expectativa de, futuramente, realizarmos transplantes renais”, explicou Mussi.
A diretora clínica do HGG, Luisa Barreto, comemora os resultados. “Desde a inauguração do novo centro cirúrgico, em julho, foram feitas 295 cirurgias. No local também são feitos exames ginecológicos mais complexos que exigem a estrutura específica do setor. Podemos destacar também as cirurgias de captação de órgãos. Este ano, tivemos dois casos e um total de nove órgãos encaminhados para doação”, lembra a médica.
O novo centro cirúrgico foi inaugurado no dia 10 de julho de 2024. A cerimônia oficial, realizada pela Prefeitura de Campos, aconteceu no dia 31 de julho.