Cartão Goitacá: prefeitura de Campos divulga lista de mais 2.912 beneficiários - Tribuna NF

Cartão Goitacá: prefeitura de Campos divulga lista de mais 2.912 beneficiários

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social liberou na manhã desta quinta-feira (15), a nova lista dos beneficiários do Cartão Goitacá. Mais 2.912 famílias receberão o programa de transferência de renda municipal no valor de R$ 200. A lista está disponível (AQUI).

A entrega dos cartões acontecerá na próxima quinta-feira (22), às 9h, no Automóvel Clube. O secretário Rodrigo Carvalho adianta que, a partir do mês de março de 2023, novos beneficiários serão contemplados.

“O programa é um direito da população garantido pelo prefeito Wladimir Garotinho. As famílias que receberam continuam sendo acompanhadas pelas equipes técnicas e terão o benefício revisado anualmente como previsto na lei que institui o programa”, explica.

Rodrigo Carvalho ressalta o trabalho e dedicação dos técnicos dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

– Nossos técnicos desde o início do programa tiveram um olhar sensível para as famílias beneficiárias do programa. Estamos garantindo comida na mesa da população mais vulnerável – disse o secretário.

O programa é acompanhado pelo Ministério Público e Conselho Municipal de Assistência Social. A Prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para a seleção dos beneficiários. A concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica.

As famílias beneficiárias são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os beneficiários devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).

Segundo a lei, aprovada na Câmara Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social, serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais. E, ainda, ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *