Campos passa a contar com Escritório Social para atendimento à população custodiada
Prefeito Wladimir Garotinho e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Henrique Figueira, participaram da inauguração simbólica nesta sexta-feira (14), salão nobre do TJ-RJ
O prefeito Wladimir Garotinho participou da inauguração simbólica do Escritório Social para atendimento à população custodiada que já está instalado em Campos. A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), no salão nobre do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), na capital. Esta é uma parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
A cerimônia foi presidida pelo presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, e contou com as participações do subsecretário de Justiça e Assistência Judiciária, o desembargador Carlos Fernando Monteiro, do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, e do deputado estadual Bruno Dauaire. Também marcaram presença no ato o desembargador Mauro Martins, conselheiro do CNJ e também diretor do DNF (Departamento de Fiscalização Carcerária do CNJ); o Segundo vice-presidente do TJ-RJ, o desembargador Marcos Basílio, também Supervisor do GNF (Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do TJ.
“É mais uma conquista na luta dos direitos e dignidade para quem está deixando o sistema prisional. O Escritório Social vai atuar para atendimento multidisciplinar e encaminhado para oportunidades no mercado de trabalho”, disse o prefeito Wladimir, assinalando que a Prefeitura vai fornecer máquinas e insumos para que as detentas do Presídio Feminino Nilza dos Santos Silva possam produzir absorventes para elas e para as alunas da rede pública de ensino.
Devido ao número elevado da população custodiada em Campos (acima de dois mil) e mediante a boa vontade da atual gestão da Prefeitura em proporcionar aos detentos o acesso à Justiça Cível, oTJ-RJ escolheu a cidade para instalar o Escritório Social para a implementação do Serviço de Atendimento ao público específico custodiado nas unidades prisionais em Campos.
“Diante da cerimônia com a presença das autoridades presentes no salão nobre o TJ-RJ, demonstra a importância deste equipamento para o município no atendimento não somente àqueles que estão sendo reinseridos na sociedade, mas com todos os familiares que necessitarem do atendimento~, ressaltou o subsecretário de Justiça e Assistência Judiciária, Carlos Fernando Monteiro.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, falou sobre o apoio às pessoas custodiadas que pagam as penalidades aplicadas pela Justiça para que assim que saiam das unidades prisionais tenham oportunidade para que sejam reintegradas à sociedade. “Estamos vivenciando um fato histórico. São pessoas e instituições imbuídas em um único objetivo: abrir possibilidades para que outros seres humanos deixem as celas e consigam uma oportunidade de recomeçar e este é o cerne da nossa secretaria e do governo Wladimir Garotinho, que é cuidar de pessoas”, destacou.
Secom*