Câmara Campos em parceria para o fortalecimento da agricultura

A Câmara de Campos e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca vão desenvolver um trabalho em conjunto para beneficiar produtores e moradores de localidades e distritos de áreas rurais do município. Esta semana, o presidente Fábio Ribeiro e o secretário Almy Júnior Cordeiro se reuniram na Casa e visitaram a sede do DER, acompanhado de vereadores, dando início à parceria.

– O objetivo é unirmos forças em três ações pontuais: o Colégio Agrícola Antônio Sarlo, junto ao governo do Estado; a regularização fundiária em Campos, com a Procuradoria de Câmara, e a recuperação de nossas estradas, envolvendo nossos vereadores em diferentes vertentes, como a obtenção de recursos por meio de emendas parlamentares. Vamos concentrar esforços para atender não as demandas dos produtores rurais como dos nossos cidadãos do interior – adiantou o presidente Fábio Ribeiro.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca detalhou as ações, que visam ao fortalecimento do setor no município.

– Com relação ao Colégio Agrícola, temos uma demanda muito importante para conseguir retomar a formação de técnicos e aumentar a disponibilidade da mão de obra. Existe uma proposta de incorporar o Agrícola à Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) e existem entendimentos no sentido disso ser feito, com grupos que já demandaram a incorporação ao governo estadual. A Câmara pode nos ajudar intermediando essa questão. Outro ponto importante é a regularização fundiária. Muitos proprietários rurais não tem a posse da terra. A Procuradoria da Câmara vai verificar a legislação para regularizar a propriedade – disse o secretário.

Almy definiu o terceiro ponto, a recuperação das estradas, como crucial e urgente. Ele lembrou que o prefeito Wladimir Garotinho lançou o programa Estradas do Produtor, reconhecendo que elas são o principal gargalo para o fortalecimento da atividade agrícola, para o agroturismo, como em Rio Preto, a região do Imbé.

– O entendimento do prefeito é de que essa seja um prioridade, porque as condições das estradas é de calamidade. Então, mobilizando não só o DER, mas a iniciativa privada, precisamos de todos juntos para recuperar nossa malha viária, que tem mais de três mil quilômetros de estradas e também pontes. Tem ponte, que não suporta o peso de um caminhão, que tem de desviar por estradas esburacas, dar um volta enorme, encarecendo o trabalho de escoamento da produção. A gestão atual recebeu a secretaria de Agricultura sem nenhum equipamento, nem uma patrol (maquina utilizada em serviços de terraplanagem, nivelação e limpeza das estradas). Para se ter uma ideia, municípios bem menores, como São Fidélis e Cardoso Moreira contam com essas máquinas. O município vai comprar, mas o processo para a aquisição demora e temos até novembro para realizar essa recuperação, antes do período das chuvas. Assim, contamos com os vereadores para a articulação, junto aos deputados, de emendas parlamentares que locação desses equipamentos – concluiu o secretário.

Ascom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *