Bolsa Família: prefeitura de SFI divulga lista com contemplados de maio - Tribuna NF

Bolsa Família: prefeitura de SFI divulga lista com contemplados de maio

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) divulga nesta quarta-feira (8) mais uma lista de contemplados pelo Programa Bolsa Família (PBF). A listagem, publicada por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), é referente ao mês de maio. Para conferir a relação completa, clique aqui.

Para retirar o primeiro pagamento é necessário que o responsável familiar compareça na agência da Caixa Econômica Federal (CEF). A coordenadora do PBF e Cadastro Único (CadÚnico) em SFI, Ludimila Manhães, explicou que para realizar o primeiro cadastro é preciso apresentar o Número de Identificação Social (NIS), um documento oficial de identificação com foto (RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou certificado de reservista), um comprovante de residência (atual) e seu aparelho celular. Ela informa que este procedimento também pode ser realizado através do aplicativo de serviços sociais, o Caixa Tem. Para obter mais informações sobre este acesso, clique aqui: https://www.caixa.gov.br/caixatem/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx.

— A data para o recebimento do benefício está disponível no calendário de pagamento 2024, de acordo com o último número do NIS.  Após o primeiro cadastro, o beneficiário poderá retirar as demais parcelas também nas Loterias Caixa, portando documentos pessoais, NIS e o aparelho celular cadastrado. Se optar por retirar na CEF, a agência solicitará ainda uma xerox de um documento oficial de identificação com foto — esclareceu.

Ludimila informa que, de acordo com a qualificação cadastral 2024, na averiguação de abril e maio ocorreu o bloqueio de beneficiários de famílias unipessoais, ou seja, aqueles que residem sozinhos e, desta forma, contam somente com uma pessoa no CadÚnico. Ela esclarece que, famílias deste perfil que atualizaram os dados até o inicio de agosto de 2023, precisam atualizar novamente para que permaneçam recebendo benefícios. Para realizar a atualização, basta apresentar documento de identificação válido e legível, mediante agendamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para outros esclarecimentos, dúvidas e denúncias de recebimento indevido, a população deve entrar em contato com a Coordenação do Cadastro Único e PBF através do telefone (22) 99798-7201, que também recebe mensagens através do WhatsApp.

Alerj

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