Leandro Almada, delegado que já investigou caso Marielle, é o novo superintendente da PF no RJ - Blog do Ralfe Reis

Leandro Almada, delegado que já investigou caso Marielle, é o novo superintendente da PF no RJ

O novo superintendente regional da Polícia Federal (PF) no Estado do Rio de Janeiro é o delegado Leandro Almada da Costa. Nomeado nesta terça-feira (10), Almada já investigou a atuação da Polícia Civil no caso Marielle, informa o G1.

O inquérito concluiu que houve obstrução na investigação do assassinato da vereadora e do motorista dela, Anderson Gomes.

Almada substitui Ivo Roberto Costa da Silva, que ocupou o cargo por menos de seis meses.

Com 52 anos, Almada se formou em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e foi militar do Exército por 4 anos antes de tornar-se delegado.

Em 1997, ingressou na Polícia Civil de Minas Gerais, onde permaneceu por 10 anos. Na corporação, chegou a comandar a 4ª Delegacia Especializada de Homicídios de Belo Horizonte por dois anos.

Em 2008, tornou-se delegado de Polícia Federal.

Ao longo dos anos, exerceu vários cargos, entre eles, foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes no Amazonas, coordenador de ensino da Academia Nacional de Polícia, delegado regional de Combate ao Crime Organizado (AM), delegado regional Executivo (AM), superintendente regional da PF no Amazonas e, por último, na Bahia.

Também atuou como corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas (2015/2017) e diretor de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2020).

Entenda a investigação do caso Marielle

Almada conduziu a investigação que indicou a existência de uma organização criminosa que trabalhava para atrapalhar a apuração do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O inquérito foi finalizado em 2019.

Um relatório da Polícia Federal apontou que o policial militar Rodrigo Jorge Ferreira criou uma história para confundir as autoridades, além de aproveitar a mentira para se vingar do ex-aliado de Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica.

Ferreira acusou Curicica de tramar o atentado contra Marielle junto com o vereador Marcello Siciliano (PP). Ambos negaram envolvimento.

Comente