Eleições estão em segundo plano nas redes às vésperas do primeiro turno - Blog do Ralfe Reis

Eleições estão em segundo plano nas redes às vésperas do primeiro turno

A dez dias da ida às urnas, os brasileiros — ao menos aqueles que usam as redes sociais — estão tratando as eleições como um tema secundário. É o que indica um levantamento inédito da agência .MAP, que avaliou publicações feitas na última semana (13 a 21 de setembro) pelo que a empresa chama de “opinião pública não-militante”, isso é, desconectada ao debate político recorrente.

O grupo, responsável pela maior parte das discussões online no período (35% das mensagens), dedicou 82,03% de sua participação em sete dias a debater o racismo. Os comentários focaram os ataques contra Vinícius Júnior, do Real Madrid, sempre em apoio ao jogador. Os candidatos apareceram em 10,77% das mensagens, com nível de confiança de apenas 3,40%.

Nas conversas de cunho político, a ida de Jair Bolsonaro a Londres para o funeral da Rainha Elizabeth II garantiu ao presidente menções em 24,4% das publicações voltadas para o tema no período, com 50% de manifestações positivas. Lula teve participação de 16,2% no debate, com apoio de 44,7%.

Fonte: Blog do Lauro Jardim, O Globo

Comente