Escândalo do Ceperj: justiça autoriza compartilhamento de provas com a PGR para investigar Cláudio Castro
A juíza Mirella Vizzini, da 15ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, autorizou, na tarde desta sexta (16), o compartilhamento com a PGR (Procuradoria-Geral da República) de documentos da ação do MP-RJ (Ministério Público do Rio) que trata da investigação de cargos secretos do governo fluminense.
A decisão foi tomada após pedido de acesso do subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos para que os documentos auxiliem em apuração sobre a “suposta prática de ilícito eleitoral, possivelmente envolvendo o governador do Rio, Cláudio Castro (PL).
Em agosto, a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) havia aberto um procedimento preparatório para apurar o possível abuso de poder político no uso eleitoral dos programas vinculados à Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio).
Agora, o compartilhamento de provas com a PGR — que tem a atribuição das investigações de governadores — mostra um avanço na apuração contra Cláudio Castro.
Confira a decisão: