19/07/2024
Política

Software Israelense será utilizado nos desdobramentos da Operação ‘Dama de Espadas’ ocorrida em Quissamã

A operação ‘Dama de Espadas’, ocorrida em março contra a prefeita de Quissamã Fátima Pacheco, pode ter desdobramentos a depender do que for recuperado nos aparelhos apreendidos durante a operação.

Naquela ocasião, pouco se sabia de quem estava envolvido na operação devido ao alto sigilo determinado pelo relator do caso.

O blog teve acesso a decisão após a retirada do sigilo.

Na decisão do desembargador João Ziraldo, da 2ª Câmara Criminal, onde tramita a investigação, o magistrado determinou a utilização do Software Israelense Cellebrite Premium, adquirido recentemente pela Polícia Civil do Rio.

O software é capaz de recuperar mensagens ou imagens apagadas em qualquer dispositivo eletrônico, independente do tempo que foi apagado.

Na decisão, é determinada a recuperação de arquivos relacionado a investigação do período de 2017 até o momento.

“No desempenho dessa atividade, poderão as autoridades acessar dados contidos em pendrives, tablets, hard disk (disco rígido de computador), CD-ROM, DVD, aparelhos de telefonia celular, e similares, tais como Whatsapp, Telegram, Facebook, Instagram, SMS etc, bem como os arquivos de computador, como, por exemplo, os de extensão “.xlxs”, “.docx”, “.mpg”, “.jpg”, “.mov”, “.mp4”, “.avi”, além dos armazenados em icloud ou ferramentas a ele semelhantes, além de quaisquer e-mails identificados – pessoais, funcionais, corporativos – ligados aos investigados. Fica autorizado o prévio acesso aos dados pelo CSI/MPRJ com utilização do programa referido na inicial – cellebrite -, até para que seja analisado o que, efetivamente, deverá ser encaminhado para o ICCE/RJ para perícia, ora advertido o Parquet que todas as providências para o correto armazenamento, garantia de inviolabilidade de dados – à exceção da ora afastada – e posterior envio serão às suas expensas e inteira responsabilidade.”, decidiu o desembargador.

A propósito, entre os alvos tem pelo menos dois campistas bem encrencados.

Comente