TCE-RJ anuncia auditoria em todos os contratos do Ceperj - Blog do Ralfe Reis

TCE-RJ anuncia auditoria em todos os contratos do Ceperj

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) vai ampliar a fiscalização dos projetos da Fundação Ceperj, por determinação da Presidência.

O TCE-RJ aprovou nesta sexta-feira (5) uma proposta de instauração de auditoria especial, feita pela Secretaria-Geral de Controle Externo, para verificar a legalidade das admissões de pessoal de todos os projetos do órgão.

Troca no comando da fundação

Na noite de quinta-feira (4), o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que mudou o comando da Fundação Ceperj.

O anúncio foi feito por Cláudio Castro, e foi a primeira vez que ele falou sobre o escândalo da Ceperj em uma rede social. A edição extra do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (4) já trouxe a exoneração.

Em julho do ano passado, o RJ2 mostrou que a fundação era usada para motivações políticas e mostrou pessoas trabalhando com coletes escritos “Família Amorim”, numa referência ao deputado Rodrigo Amorim.

Na época, ele disse que não tinha como investigar o que se passava dentro da fundação e o Ministério Público prometeu fiscalizar.

Entenda o escândalo
Agora, além de empregar uma série de funcionários que não atuam na fundação ou atuam em duplicidade de órgãos, o que é ilegal, o RJ2 mostrou também que muitos recebiam seus pagamento em espécie, em caixas eletrônicos, o que, segudo o MP, é proibido e indício de fraude.

O Ministério afirma ainda que “tantos saques em dinheiro constituem a nítida afronta às normas de prevenção à lavagem de dinheiro”.

Comente