Cláudio Castro faz mudanças no governo e exonera subsecretário ligado a empresário preso - Blog do Ralfe Reis

Cláudio Castro faz mudanças no governo e exonera subsecretário ligado a empresário preso

O governador interino Cláudio Castro exonerou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Pesca e Aquicultura, Ramon de Paula Neves. Amigo do governador afastado Wilson Witzel (PSC), ele foi citado na delação do ex-secretário de Saúde Edmar Santos por ter ligações com o empresário Mário Peixoto, preso na Operação Favorito, em maio. A exoneração foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (08).

Segundo Edmar, Ramon teria acesso direto ao governador e ia pessoalmente à Secretaria de Saúde pressionar pela contratação das empresas de Mário Peixoto, além de reclamar do controle exercido na pasta pelo Pastor Everaldo, presidente do partido de Witzel. O subsecretário exonerado também foi um dos coordenadores da campanha de Witzel ao governo, em 2018.

Por meio de nota, Ramon Neves afirmou que pediu a exoneração no dia 27 de agosto, antes do afastamento do governador Wilson Witzel, e a publicação só foi feita nesta terça. Segundo o ex-subsecretário, os desdobramentos da Operação Tris in Idem, no dia 28 de agosto, “só mostram que a citação do Edmar não tem base na realidade. Eu não fui denunciado e nem sofri busca”.

Segundo um aliado de Cláudio Castro, o governador interino determinou um “pente fino” na estrutura do estado. Seriam exonerados nomes relacionados com a delação de Edmar e as investigações do Ministério Público Federal (MPF) que resultaram no afastamento de Witzel e na prisão de 14 pessoas. As mudanças no primeiro escalão, no entanto, só aconteceriam depois da votação do impeachment do governador pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o que deve acontecer até a próxima semana.

Mudanças administrativas

Na mesma edição do Diário Oficial que exonerou Ramon foi publicado um decreto alterando a estrutura do Governo do Estado. Foram transferidas da vice-governadoria, ocupada por Cláudio Castro até o afastamento de Witzel no último dia 28, a Fundação Leão XIII, o Instituto de Segurança Pública (ISP) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Os órgãos foram inseridos nas estruturas da Casa Civil, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras e Secretaria Estadual de Direitos Humanos, respectivamente.

Comente