Avanço na vacinação e queda nos casos de Covid permitem liberação do uso de máscara em SFI

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) decidiu tirar a obrigação do uso de máscaras em ambientes públicos e abertos no município, graças ao avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 e à redução dos casos positivos da doença. No entanto, manteve a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção facial em ambientes fechados, sejam públicos ou privados. A atualização das medidas temporárias de enfrentamento ao novo coronavírus já está em vigor e pode ser consultada no Decreto Municipal nº 150 do Diário Oficial de sexta-feira (18) , que ainda prevê, entre outras determinações, o retorno às atividades presenciais dos servidores e empregados públicos do município.

O decreto recomenda a manutenção do uso de máscaras, em todos os ambientes, para os idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, que são do grupo de risco. Já a obrigatoriedade do equipamento de proteção em ambientes fechados estende-se também aos transportes coletivos e estabelecimentos comerciais.

O retorno ao trabalho presencial de todos os servidores e empregados públicos que estavam no regime remoto (home office) é detalhado no artigo 4º do decreto: “Os servidores e empregados públicos da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, que sejam idosos acima de 60 anos, portadores de comorbidades (lista PNI), gestantes com comorbidades (lista PNI), bem como pessoas com deficiência permanente, prioritárias para a vacinação contar a Covid-19, deverão, uma vez que já tenham sido vacinados, retornar às atividades presenciais após 14 dias decorridos da data de aplicação da 2ª dose”.

A flexibilização das medidas levou em consideração a cobertura vacinal no município contra a Covid-19, que atualmente alcança 98% de todos os adultos. Além disso, a contar de 4 de março, não há registro de paciente internado com a doença e desde 10 de fevereiro não houve nenhum óbito em decorrência de contaminação com o novo coronavírus em SFI.

Em relação aos casos positivos da doença, de acordo com o resultado dos testes, comparando a 4ª semana epidemiológica (SE 04) deste ano, 26/01/22 a 29/01/22, com a 10ª semana (SE 10), 06/03/22 à 12/03/22, houve uma queda significativa. Enquanto na SE 04 foram registrados 644 testes positivos, na SE 10 ocorreram apenas 35.

“Parabenizo o trabalho de todos da Secretaria de Saúde, através do secretário Sebastião Campista e da subsecretária Thayna Rissa, pelas ações de prevenção e enfrentamento da propagação da Covid-19. Ao mesmo tempo, agradeço aos moradores de SFI pela conscientização de terem comparecido aos postos para se vacinarem contra a doença, permitindo que hoje tenhamos quase 100% da população adulta do município imunizada”, ressaltou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Desde o início da pandemia, os dados referentes aos casos positivos e óbitos provocados pela Covid-19 no município são os seguintes:

• 2020 – 24 óbitos e 981 casos positivos;
• 2021- 97 óbitos e 1094 casos positivos;
• 2022 – 10 óbitos e 2.870 casos positivos.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.