Após reforma, pista de Skate da Praça da República reaberta neste sábado

Atendendo a pedidos de skatistas, profissionais, amadores e aficionados, a Fundação Municipal de Esporte (FME) reformou e reabriu a pista de park skate da Praça da República, atrás da Rodoviária Roberto Silveira, neste sábado (10). O presidente da Fundação, Luciano Viana, e o secretário de Governo, Juninho Virgílio, se reuniram com esportistas no local. Neste domingo (11), uma pista móvel de street skate será instalada na Vila Olímpica do Parque Guarus.

Na Praça da República, os atletas Luciano Paes, skatista e professor de Educação Física, e Guilherme Duarte, da bike, testaram a pista e aprovaram.

– O skate é o segundo esporte mais praticado no Brasil, conforme pesquisa da Confederação Brasileira de Skate. A cada 10 lares, seis têm skate. A abertura dessa pista é fundamental para esse esporte, que é olímpico. O técnico da seleção brasileira de Park, Allan Mesquita, skatista profissional de Cabo Frio, treinava aqui, quando a pista inaugurou. Hoje, ele cita a pista como referência para o esporte e conta que se inspirava em skatista de Campos para criar suas manobras. Leandro Macaé, hoje técnico da medalha de ouro Pâmela Rosa, também vinha para Campos treinar – contou Luciano, skatista há 20 anos.

O presidente da FME contou que a reabertura da pista e implantação de outras em diferentes espaços de Campos foram algumas das primeiras demandas que recebeu ao assumir a pasta. “Agora, dentro dos protocolos de prevenção à Covid 19, pudemos abrir o espaço, que vai funcionar de 10h às 22h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 20h”.

O secretário de Governo, que utiliza seu skate até como meio de transporte, falou do ganho ao esporte com o apoio da Prefeitura. “É uma determinação do prefeito Wladimir Garotinho incentivar o esporte, abrindo inclusive as Vilas Olímpicas, que ficaram abandonadas e já começaram a ser recuperadas. Aqui já foi um espaço utilizado para os colégios próximos treinarem as bandas para desfiles de 7 de Setembro, agora tem equipe da Guarda Municipal e centro de monitoramento funcionando 24 horas por dia. É segurança para as pessoas poderem trazer os filhos para brincar, para aproveitar essa praça tão linda”.

Histórico – Projetada pelo skatista Romeu Lins em 1982, a pista de park skate da Praça da Bandeira foi inaugurada em 92 e, ainda hoje, é apontada por esportistas e atletas como uma das melhores do Brasil em formato. “A galera do skate e da bike é muito unida e é importante reativar as bases para a prática de esporte, que merece todo incentivo. A bike também tem se desenvolvido muito nos últimos anos e era triste ver esse local fechado, com a pista quebrada, sem uso”, declarou Guilherme Duarte.

Subcom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *