Adolescente é apreendido após tirar foto com arma dentro de sala de aula em Campos

Um adolescente de 14 anos foi apreendido na manhã desta quinta-feira (21) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, após divulgar nas redes sociais uma foto onde portava um revólver dentro de uma sala de aula na Escola Estadual Dr. Felipe Uebe, no Parque São Matheus.

O delegado Pedro Emílio Braga informou que recebeu a informação sobre a divulgação da foto na noite de quarta-feira (20) e desde então a Polícia Civil começou a investigar o caso, conseguindo localizar o adolescente e a arma.

O adolescente foi apreendido em uma casa e encaminhado para a 146ª Delegacia de Polícia. A arma usada na foto e uma outra que foi encontrada na casa dele foram apreendidas.

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) divulgou em nota que esclarece que a escola seguiu protocolo estabelecido em reunião com a presença do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Policia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Saúde e equipe técnica da Seeduc, de atuação imediata em caso de violência nas escolas.

Segundo a nota, o protocolo estabelece que a Seeduc, no primeiro momento, assim que constatado qualquer ato infracional ou ameaça à integridade da comunidade escolar, suspenderá o aluno. A direção da unidade deverá acionar imediatamente a Polícia Militar para resguardar a comunidade escolar, e o Conselho Tutelar.

“Cabe destacar que o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Educação e de Polícia Militar, já iniciou o processo de implementação do Proeis em unidades de ensino da rede pública estadual, visando reforçar a proteção da comunidade escolar e do patrimônio, e também aproximar alunos da Polícia Militar. A proposta, que deve ser iniciada ainda no primeiro semestre, em até 40 unidades escolares, será levada somente a colégios cujos diretores venham a demandar o programa”, diz a nota.

G1*

De sua opinião