28/05/2024
Campos

“A Praça é Rosa”: Sábado com mais de 800 consultas ginecológicas

Uma grande ação em prol da saúde da mulher vai acontecer no próximo sábado (22), na Praça São Salvador. “A Praça é Rosa” é mais um evento dentro do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção do câncer de mama, realizado pela Prefeitura. Cerca de 800 consultas médicas estão previstas para serem realizadas durante o evento.

A primeira-dama, Tassiana Oliveira, que está à frente da ação, se reuniu na manhã desta segunda-feira (17) com representantes da Secretaria de Governo e Secretaria de Saúde, numa visita técnica à praça, a fim de traçar a dinâmica do evento que visa abraçar a mulher como um todo.

Consultas com ginecologistas, vacinação, corte de cabelo e workshop de automaquiagem são apenas algumas das atividades que vão estar disponíveis gratuitamente, das 9h às 13h, na Praça São Salvador. A estrutura vai contar com 12 consultórios médicos, local para triagem, farmácia, vacinação e ainda o ônibus do Hemocentro. A mulher que tiver com seus exames em mãos, também vai ter a oportunidade de apresentar aos médicos e, caso haja necessidade, já vai sair medicada e/ou com encaminhamento para tratamento. As mulheres que precisarem se consultar devem levar documento e Cartão do SUS.

Haverá ainda um espaço para o autocuidado. O Instituto Sawanna por Todos, vai oferecer maquiagem, corte de cabelo, escova e design de sobrancelha, além de mostrar como são confeccionadas as perucas e fornecer orientação e apoio às pacientes oncológicas.

A primeira dama, Tassiana Oliveira, alerta para o autocuidado: “Essa é uma campanha muito importante. Vamos ter dois dias especiais em prol da saúde da mulher. Teremos na sexta-feira um ciclo de palestras com a médica da Rede Dor, Janaína Lobo, e no sábado, uma manhã inteira de ação, onde vamos oferecer serviços para abraçar a mulher como um todo, seja médico ou social. Precisamos nos cuidar, precisamos nos tocar, nós sabemos que com o diagnóstico precoce, a chance de cura é maior. Essa é uma ação para acolher as mulheres, para abraçar e cuidar da saúde. A mulher vai ter todo o acolhimento necessário e ainda momentos divertidos para que possamos ter um dia diferente”.

Uma das organizadoras do evento, Linda Mara Silva, diz que o evento visa abraçar a mulher. “Estamos na expectativa de 800 atendimentos, mas pode chegar a mais. Essa é uma ação de conscientização, de atendimento. Vamos ter 10 ginecologistas, dois mastologistas, além de muitos outros benefícios para abraçar a mulher neste sábado “A Praça é Rosa”.

PALESTRA E EXPOSIÇÃO – A campanha conta ainda com um ciclo de palestras que vai acontecer na sexta-feira (21), às 14h, na Câmara Municipal de Campos, com a médica da Rede Dor, Janaína Lobo, direcionado especialmente para as servidoras públicas do município, com idade acima de 40 anos.

Também no dia 21, vai acontecer no saguão da Câmara, exposição de fotos “MUITO ALÉM de UM DIAGNÓSTICO”, onde 11 mulheres foram fotografadas pelas lentes de Binho Dutra, que registrou a força das pacientes em tratamento e em situação de alta, mostrando que o diagnóstico não é uma sentença.

A exposição, que conta com apoio da Subsecretaria de Turismo, também vai estar presente no sábado, na Praça São Salvador, durante “A Praça é Rosa”.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *