Suposta larva na merenda escolar de São Francisco de Itabapoana gera revolta

Por Alexandre Paiva
Imagens que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens mostram suposta presença de larvas na merenda servida a alunos da Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, na cidade de São Francisco de Itabapoana (SFI), no Norte Fluminense. O material teria sido gravado por estudantes da rede municipal na unidade, localizada na Praia de Guaxindiba. A divulgação gerou repercussão e levantou questionamentos sobre a qualidade da alimentação escolar.
A Prefeitura de SFI informou que o caso está em apuração. A prefeita Yara Cinthia esteve na escola denunciada, acompanhada do secretário de Educação, Cultura e Tecnologia, Luiz Gustavo Gomes Ribeiro, além de equipes da Vigilância Sanitária e nutricionistas da rede municipal. Durante a vistoria, ela acrescentou que foram verificados os padrões de higiene e as condições de preparo da merenda.
Segundo Yara, todas as medidas necessárias serão adotadas, caso sejam identificadas irregularidades. A prefeita também revelou que a unidade conta com monitoramento, insinuando tratar-se de fake news e que “a verdade vai aparecer”.
Nas redes sociais, as postagens se dividem. Um internauta questionou: “Ela (prefeita Yara Cinthia) tá querendo dizer que é mentira das crianças?”, ao defender a veracidade do vídeo. Já outro usuário considerou a publicação falsa e escreveu: “Isso não existe fazer a comida e as larvas ficarem vivas. Só se for sobrenatural”.
Até o momento, o Ministério Público (MP) não se manifestou sobre o caso.
Vídeo: Redes Sociais


