Segurança Presente de Campos reforça patrulhamento com bicicletas elétricas
A base do Programa Segurança Presente em Campos dos Goytacazes acaba de receber um importante reforço para o patrulhamento urbano: seis bicicletas elétricas foram incorporadas à frota da equipe. A novidade chega para somar aos recursos já existentes, que incluem 8 carros, 18 motocicletas e 2 vans, utilizados diariamente por um efetivo de 70 policiais militares.
Em funcionamento há mais de três anos, a base de Campos vem atuando de forma constante na promoção da ordem pública, prevenção à criminalidade e fortalecimento do policiamento de proximidade.
Campos, conhecida por sua geografia predominantemente plana, oferece as condições ideais para o uso desse tipo de transporte, que alia agilidade, sustentabilidade e uma maior proximidade com a população. As bicicletas elétricas permitem deslocamentos rápidos em áreas de grande circulação de pedestres e vias de difícil acesso para veículos maiores, otimizando a atuação das equipes nas ruas.
De acordo com o capitão Luciano Tavares, coordenador da base do Segurança Presente em Campos, a chegada das bicicletas representa um avanço importante na estratégia de policiamento urbano.
“A bicicleta elétrica é uma ferramenta moderna e funcional, que amplia nossa capacidade de patrulhamento sem abrir mão da mobilidade e da interação com o cidadão. Em uma cidade como Campos, essa modalidade tem tudo para dar certo e reforçar ainda mais a sensação de segurança da população”, destacou o coordenador.
Com esse reforço, a expectativa é que o patrulhamento se torne ainda mais dinâmico e eficaz, ampliando a área de cobertura dos agentes e garantindo respostas mais ágeis às demandas da sociedade.
O Programa Segurança Presente é uma das principais iniciativas de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, atuando com foco na presença ostensiva, abordagem cidadã e integração com a comunidade.
Secom*