19/06/2025
Campos

Hospital Geral de Guarus se aproxima de 300 mil procedimentos

HGG
Hospital Geral de Guarus – HGG

O Hospital Geral de Guarus (HGG) executou quase 300 mil serviços de saúde em 2025. As estatísticas revelam que foram 288.268 mil procedimentos de janeiro a abril ofertados para os mais de 5 mil novos pacientes ao mês que dão entrada pela Emergência ou que já estão internados na Clínica Médica, Pediatria, Unidade de Pacientes Graves (UPG) ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O superintendente do HGG, médico Vitor Mussi, comemora o resultado. “Estamos cumprindo nossa missão de ajudar a salvar vidas. Missão essa que nos foi confiada lá atrás pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo vice-prefeito Frederico Paes. O HGG atende não só a população de Campos como a região. Assumimos a gestão com muitos desafios, mas temos superado todos eles com muito trabalho e dedicação. Sabemos de onde viemos, pelo que passamos e ainda temos alguns projetos para realizar”, destacou Mussi.

Ele acrescenta que as ferramentas do sistema Siss Hospitalar — implantado em outubro de 2024 — foram fundamentais para o compilamento de dados. “Fazíamos esses levantamentos de forma manual, agora eles são integrados por todo o hospital e registrados eletronicamente para não se perderem”, afirmou.

São registrados pelo sistema cada atendimento a partir do momento que o paciente entra na recepção. O atendimento clínico de consultório é contabilizado, assim como cada atendimento de classificação de risco, solicitações de internações, atendimentos na estabilização, na UPG. A cada mês foram internados 600 pacientes na UTI e mais de 2.300 atendimentos na Pediatria.

Foram registradas quase 1.500 cirurgias e procedimentos cirúrgicos. Os serviços de enfermagem, como curativos, sondagem gástrica, transfusão de sangue, aferição de pressão, entre outros, contabilizaram mais de 84 mil de janeiro a abril de 2025.

Os atendimentos multidisciplinares também foram somados: odontologia, farmácia, serviço social, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, assim como os exames laboratoriais e de imagem em cada paciente.

De acordo com a diretora clínica do HGG, médica Luisa Barreto, uma maior rotatividade da clínica médica, permitida pelo gerenciamento de leitos, garantiu mais atendimentos. “O fluxo vem aumentando em 300% desde 2022. A taxa de óbitos reduziu significativamente, assim como as transferências para outros hospitais. Essa otimização gera maior rapidez à oferta de leitos para o paciente que está no pronto-socorro, evitando a superlotação. Isso fez também com que nosso olhar fosse ampliado em direção à segurança do paciente”, explicou Luisa.

Secom*

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