Novembro Azul e Negro: ação social na Câmara de Campos nesta quarta-feira (17)
A Câmara dos Vereadores de Campos apoia o movimento Novembro Azul, que tem como objetivo alertar os homens sobre os sinais e sintomas do câncer de próstata, orientando a realização de exames, quando houver indicação clínica.
Em 2011, o Institulo Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.
O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.
Engajada na causa, a Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, além de iluminar de azul o prédio da casa legislativa, planejou uma programação com eventos importantes que contribuirão com a campanha e a municipalidade.
Nesta quarta-feira (17) de novembro, de 9 às 15h, em uma ação social, terá a presença do ônibus do Hemocentro, com a participação da Fundação Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde, que disponibilizarão profissionais atuando na aferição de pressão e medição de glicemia.
No próximo dia 25, às 10h, teremos a palestra do Urologista, Francis Roque Khouri com o tema “Saúde do homem- Prevenção do câncer de próstata” no Plenário Álvaro Lopes Vidal e distribuição de panfletos informativos.
Para a superintendente da Escola de Gestão Legislativa (EMUGLE), Eliene Silva, a programação é uma forma de expressar o apoio a causas tão significantes na nossa sociedade. “É preciso apoiar, colaborar, engajar e estar junto literalmente pelo bem comum”.
O presidente Fábio Ribeiro, disse que é preciso fazer valer a máxima da casa legislativa “ A Câmara de Vereadores de Campos é do povo para o povo”.
Ascom*
