Festival de Inverno de SJB começa nesta quinta-feira - Tribuna NF

Festival de Inverno de SJB começa nesta quinta-feira

O XII Festival de Inverno de São João da Barra tem início nesta quinta-feira, 22, com transmissão no Facebook (aqui) da Prefeitura. Abrindo a programação, às 9h, será exibida uma retrospectiva dos festivais anteriores. Ainda no primeiro dia, bate-papo cultural “Perspectivas da Lei Aldir Blanc para o segmento da cultura”, às 10h, mediado pelo professor, especialista em dança, mestre em Políticas Sociais, produtor e agente de cultura Jhonatan Martins e participação da conselheira estadual de cultura Gisele Maia. Às 19h, tem apresentação de dança com Cia Passos de Dança.

Com o tema “A arte em tempos de reinvenção”, o evento prossegue até 29 de julho, no formato online, em razão da pandemia do novo coronavírus. Na sexta-feira, 23, tem bate-papo cultural sobre “A leitura deve ser livre e leve: projeto Livro no Ponto”, com o professor, memorialista, produtor e agente de cultura Silvano Motta como mediador e participação da escritora Izabel Gregório, das engenheiras ambientais Maria Helena Vicente e Luana Santana e da turismóloga e musicista Viviane Mendes. Às 19h, exibição do Centro de Danças Corpo e Expressão.

O fim de semana começa com oficina de teatro ambiental “Erosão, memória e ficção”, com Fernando Codeço, integrante do Grupo Erosão, no sábado, 24, das 10h às 12h. A participação será pelo Zoom (aqui). As apresentações de dança prosseguem às 19h, com La Danse EG. Domingo, 25, tem “Conexão #MPB”, com o professor de teclado Vinícius Martins, às 12h. Ele vai apresentar cinco obras da música popular brasileira. Às 19h, Cia de Dança Jhonatan Martins e ainda apresentações do professor de dança Arthur Lima e do grupo Essência do Samba.

Segunda-feira, 26, o Festival de Inverno apresenta, às 10h, a oficina “Samba e gafieira”, com a Cia de Dança Jhonatan Martins. Às 16h, oficina de artesanato “Chapéu personalizado” com a artesã Carla Roberta Manhães Bueno, integrante da Casa do Artesão Alcimar Simões Bomgosto. Às 19h será exibida apresentação de dança com a Associarthis.

“Projetos culturais: breve panorama e suas principais etapas”, com dicas sobre elaboração de projetos para o segmento, abre a programação na terça-feira, 27, às 10h. A mediação é de Jhonatan Martins com participação de Silvano Motta. O Centro de Danças Aline Miranda será a atração das 19h. Na quarta-feira, 28, às 10h, tem oficina de artesanato “Decoupage em material reutilizável” com Sueli Monteiro, do Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino; oficina “Educação e arte ambiental” com Júlia Naidin, da Casa Duna, das 16h às 18h, e participação pelo Zoom (aqui), e apresentação musical com Tamirys Chagas às 20h.

O último dia do evento será aberto com a apresentação “Percussão de carnaval: roda de samba”, pela escola de samba Acadêmicos da Vila Imperial, às 18h. No encerramento especial, às 20h, “Diálogo aberto sobre educação e cultura: integração dos valores humanos no contexto filosófico”, com o secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, e os professores e doutores em Filosofia Giovane Nascimento e Natália Soares. A mediação será de Jhonatan Martins.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *