Vacinação contra gripe retoma na segunda para público-alvo

A prefeitura de Campos recomeçou nesta segunda-feira (25), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Desta vez, as gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até oito semanas), crianças de seis meses a menores de 6 anos, professores, pessoas com deficiência e pessoas com mais de 55 anos fazem parte do público-alvo. A vacinação acontece de 09h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A campanha foi interrompida na última semana em função das medidas de lockdown, decretadas pelo prefeito Rafael Diniz para conter o avanço da pandemia do Covid 19 no município. Apesar das medidas restritivas continuarem na próxima semana, houve uma flexibilização maior com relação aos serviços de saúde.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, os pontos de vacinação ficam divididos da seguinte maneira:

– Shopping Plaza Guarus e Uenf – Drive Thru – Pessoas com deficiência, professores e pessoas com mais de 55 anos;

– Cidade da Criança – Crianças de 06 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;

– Colégio Salesiano – Gestantes e Puérperas (até oito semanas após o parto) – entrada pela capela;

– UBS – Todo público alvo, com agendamento por telefone.

Agendamento – Para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Penha, IPS, Morro do Coco, Baleeira, Centro de Saúde de Guarus, Parque Prazeres, Lagamar, Conselheiro Josino, Eldorado, Ponta Grossa, Sentinela do Imbé, Saturnino Braga e Santo Eduardo, o agendamento deve ser feito através dos números da Atenção Básica: (22) 981750366, 981793658 e 981751876, 98168-2340, 98119-2675 e 98175-1278, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. Na Unidade Pré-Hospitalar São José a vacinação será livre demanda. Para todos os grupos desta etapa da Campanha.

– Estamos dividindo o público para evitar aglomeração e, claro, pedindo que se organizem de forma a respirarem o distanciamento de dois metros – informou Roberta.

A coordenadora pediu, ainda, a colaboração dos pais e responsáveis para que não levem a criança no sistema de drive. “As crianças não ficam bem acomodadas nos carros e o profissional de saúde muitas vezes tem dificuldade de encontrar uma posição ideal para aplicar a vacina. Pedimos para que não levem as crianças nos drives para evitar riscos durante e após a aplicação da vacina”, pediu.

A meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90% do público alvo. Em Campos, os grupos de idosos e profissionais de saúde já atingiram a meta.

Ascom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: