Vacinação 2ª dose com Coronavac suspensa em várias cidades e também em Campos

A aplicação da 2ª dose da vacina CovoronaVac para profissionais de saúde e idosos está suspensa em Campos, assim como em diversos cidades da região, por falta de repasse por parte do Ministério da Saúde. Campos completou nesta terça-feira (27) a utilização das 2.030 doses da vacina que chegou no último domingo (25). A partir de agora, a retomada da imunização com CoronaVac depende do envio de nova remessa pelo Ministério da Saúde aos Estados e, consequentemente, ao município.

No entanto, ao contrário da vacinação CoronaVac, a vacinação com AstraZeneca continua, tanto para os que vão tomar a primeira dose, quanto para os que precisam da segunda dose.

“Como todos têm acompanhado, o Ministério da Saúde recebeu metade das vacinas esperadas para aplicação da 2ª dose nas últimas semanas e, com isso, o cronograma dos municípios foi atrasado para 2ª dose. E em Campos não foi diferente. Temos falado isso nas lives, em todos os nossos vídeos e, agora, temos um calendário a cumprir com as vacinas que estão chegando. Essa semana recebemos 2.030 doses e usamos para imunizar as pessoas que estavam mais atrasadas”, explica Charbell Kury, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde.

Charbell lembra, ainda, que o próprio Instituto Butantan recomendou que a aplicação da 2ª dose seja feita com 28 dias, a partir da 1ª dose. “Caso passe desse prazo, não há problema. Vacina dada é vacina aproveitada. O importante é completar o esquema vacinal com a 2ª dose. Assim que a vacina chegar, nós iremos convocar aqueles que tomaram a 1ª dose no final de março e início de abril”, completou.

A retomada da vacina CoronaVac será divulgada no Portal Oficial e Redes Sociais da Prefeitura, assim que nova remessa for enviada a Campos.

Subcom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *