Uenf realiza visita técnica à área da futura Escola Agrícola Municipal de SFI - Tribuna NF

Uenf realiza visita técnica à área da futura Escola Agrícola Municipal de SFI

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Representantes das secretarias municipais de Agricultura e de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (SFI) recepcionaram o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Raul Palacio, acompanhado da vice-reitora, Rosana Rodrigues, e da pró-reitora de Assuntos Comunitários, Clicia Grativol. A visita técnica aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), na área onde será implantada a Escola Agrícola Municipal, em Praça João Pessoa, prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano.

O reitor revelou que a impressão foi a melhor possível. “Vimos a estrutura e consideramos fantástica! A Uenf vai disponibilizar alguns professores para poder ajudar na implementação da Escola Agrícola com interação nas aulas práticas colaborando na parte pedagógica. Iremos participar desde o primeiro momento da montagem da unidade”, ressaltou Palacio.

A vice-reitora complementou: “A Uenf já tem um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de SFI. Estamos conversando com o pessoal da SMEC para apoiá-los nesta empreitada. Visitamos vários locais hoje (25) e o município tem uma vocação muito grande para essa área e uma produção agrícola diversificada, reunindo todas as condições para implantar com sucesso uma Escola Agrícola em nível técnico”, destacou Rodrigues.

O diretor da Escola Agrícola, Valnês Soares, ao lado do diretor adjunto, Caio Valeriote, também acompanharam a visita técnica. “Inicialmente serão duas turmas do Curso de Técnico em Agropecuária. Existe a possibilidade de iniciarmos provisoriamente no Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo, em Praça, ocupando duas salas da unidade de ensino através de gestão compartilhada. Nesta quarta (25) tivemos uma reunião remota com representantes do Governo do Estado para tratar do assunto”, informou Soares.

O secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, durante a visita, lembrou que a Escola Técnica é um sonho antigo do município e que a prefeita Francimara Barbosa Lemos abraçou o projeto da criação da unidade. “Conheci a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em Cabo Frio, e levei a ideia à prefeita Francimara, que prontamente me solicitou para junto com o secretário Robson Santana (Educação e Cultura) tomássemos as providências para implantar a escola no município”, explicou Barreto, acrescentando:

“A prefeita Francimara tem o interesse de a gente resgatar a história do maracujá no município. Estamos buscando parcerias para as estufas de Praça João Pessoa e desejamos trabalhar em conjunto com a Uenf, através de professores da universidade, além do Cederj, para que possamos desenvolver algumas variedades do fruto objetivando impulsionar e criar um incentivo para o cultivo do maracujá, além de outros produtos”.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *