UBSF Dores de Macabu inaugurada e anúncio de reaberta da UBS de Quilombo

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do distrito de Dores de Macabu foi entregue à população neste sábado (17), pelo prefeito Wladimir Garotinho, dentro das atividades desenvolvidas na segunda edição do Programa Prefeitura em Ação. Na oportunidade, o prefeito anunciou a próxima reabertura de UBS, desta vez da localidade de Quilombo, que fica a cerca de 6km do distrito, na Região Sul do município.

Essa foi mais uma UBS devolvida à população em sete meses da atual gestão. Também já foram reabertas as unidades do Parque Santa Rosa, Lagoa de Cima e São Sebastião. A quarta unidade, a UBSF de Dores Macabu, foi fechada pelo governo anterior, assim como as demais.

Michele Lopes Simão de Souza, encarregado da UBSF do distrito, considerou a reabertura da unidade uma grande conquista para a comunidade. “Estávamos bem carentes desses atendimentos. Vamos trabalhar com humildade e dignidade para melhor atender à população”, enfatizou. Além de Dores, o atendimento será voltado para os moradores de Rio da Prata, Cerejeira e Macaco, que fazem parte do distrito.

SERVIÇOS

A unidade, completamente reformada e equipada, vai ofertar consultas de clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e odontologia. Haverá ainda, serviços de enfermagem, equipe de Agente Comunitário de Saúde (ACS), além de exames de rotina e cipatológico. O funcionamento será das 8h às 17h. Cerca de 4 mil moradores deverão ser beneficiados com os serviços.

Acompanhado do secretário de Governo, Juninho Virgílio e demais secretários, vereadores e autoridades, o prefeito disse que, enquanto não reabre a UBS de Quilombo, vai providenciar atendimento médico para a população uma vez por semana. Recebido com festa pela comunidade, Wladimir afirmou se lembrar do vídeo que fez em frente à UBS de Dores, durante campanha eleitoral, onde se comprometeu em reabri-la.

“Tem político que, quando a dificuldade chega, abandona o povo trabalhador, acabando com programas sociais e fechando postos de saúde. No nosso governo isso não vai acontecer, pois estamos trabalhando para construir uma nova história. Nunca falamos que seria fácil, mas é possível ser muito melhor”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Adelsir Barreto, parabenizou o prefeito pela iniciativa. Segundo ele, a UBSF de Dores é de extrema importância para o distrito, que fica distante uma hora de Campos, onde estão estruturadas as unidades de saúde. “Vamos gerenciar as doenças, mas focar na saúde, reduzindo assim as internações hospitalares”, disse ele, destacando que a unidade estará em pleno funcionamento a partir de segunda-feira (19).

Adelsir ressaltou que a saúde tem um peso grande na estrutura da Prefeitura e a atual gestão tem trabalhado intensamente para melhorar a assistência aos munícipes. Ele citou a vacinação em Campos contra a Covid-19, que tem superado muitas cidades do país em termos de pessoas imunizadas, mesmo encontrando dificuldades.

Entre os vereadores presentes, Bruno Pezão, Jô de Ururaí, Leon Gomes, Pastor Marcos Elias, Dandinho de Rio Preto e Marquinhos do Transporte. E, ainda, secretários, subsecretários municipais, presidentes de autarquias, entre outros.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *